A Prefeitura de Castilho divulgou no início desta semana que a liberação do aterro sanitário municipal foi devidamente autorizada e que a área já se encontra em ampliação.
Desde novembro do ano passado, o Município não tinha mais onde enterrar o resíduo doméstico e pagava cerca de R$ 80 mil por mês para que uma empresa terceirizada levasse o lixo embora.
“É mais uma conquista. Ficamos praticamente dois anos batalhando para conseguir regularizar essa área e a documentação necessária, como a licença ambiental”, explicou Fátima Nascimento em Nota divulgada pela Assessoria de Comunicação.
Fabiano Augusto Castilho Teno, engenheiro ambiental, afirmou que havia dado início nos documentos em maio de 2018, pois previa que o então aterro não suportaria por muito tempo, como de fato ocorreu.
De acordo com o engenheiro Willian Calestini, que acompanhou Fátima em visita ao local nesta última segunda-feira (11), esse investimento garante tranquilidade de, pelo menos, mais 15 anos para o município. Esta é a vida útil calculada para a área de quase 5 hectares e que já pertencia ao município, e fica anexa ao antigo aterro.
ACELERADA
As valas já estão sendo abertas para que ainda nesta semana possam receber os resíduos domésticos. Sendo assim, a cidade deixa de pagar à empresa que cobrava para transportar o lixo castilhense e o recurso será usado para investimento na Secretaria Municipal de Obras.
“Quem agradece é o meio ambiente, pois estaremos dando destinação adequada ao lixo e também é um grande alívio para os cofres públicos, já que vamos economizar muito. Aliás, usaremos essa verba para equipar ainda mais o setor de Obras e até, quem sabe, comprar uma nova pá carregadeira”, divulgou Fátima.
RECICLAGEM
O engenheiro ambiental Fabiano Teno acredita que, se a população colaborar com a separação dos materiais recicláveis, a vida útil do novo aterro poderá durar bem mais do que a expectativa divulgadas e, ao mesmo tempo, todos estarão ajudando a associação dos catadores de material reciclado.
“Sem contar que também essas ações garantem pontos importantíssimos para a conquista do selo de Município Verde Azul”, finaliza.
Chama no Whats