O Departamento de Comunicação da Estância Turística de Ilha Solteira anunciou no final da tarde desta segunda-feira, 22, que o município já superou a meta de vacinação contra a gripe na maioria dos grupos prioritários. A campanha continua até o próximo dia 30, em todas as unidades de saúde da cidade.
De acordo com dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica, das 7.796 pessoas que deveriam ser vacinadas contra a gripe em Ilha Solteira, 7.317 já foram imunizadas, o que equivale a 93% do total, acima da meta de cobertura estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.
A adesão é maior entre os idosos e os trabalhadores de saúde, que já atingiram 100% de cobertura. Também foram vacinadas 75% das crianças. Mas como esse grupo vem sendo vacinado nas residências, a tendência é que todas sejam vacinadas até o fim da campanha.
A situação que mais preocupa é a das gestantes, já que apenas 42,52% foram vacinadas. Entre as puérperas (que tiveram filhos recentemente), a cobertura é de 68%. Também então sendo vacinados idosos entre 55 e 59 anos, professores, deficientes e doentes crônicos, mas os dados de vacinação desses grupos ainda não foram disponibilizados.
VACINAÇÃO – Para tomar a vacina, basta ir até uma unidade de saúde da sua região. Quem tiver dificuldade de locomoção, pode ligar e agendar uma visita do agente de saúde, que será vacinado na residência.
Vale ressaltar que a vacina contra a gripe não protege contra o Coronavírus (COVID-19), mas, sim, contra tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1, por exemplo). E, justamente por isso, pode ajudar profissionais de saúde a diagnosticar – por eliminação – eventuais casos da doença. Isso porque essas doenças contempladas pela vacina serão descartadas na triagem de pacientes que chegarem às unidades de saúde com sintomas gripais e informarem já terem sido imunizados.
Chama no Whats