Campanha de Vacinação contra Pólio terá dia “D” em Pereira Barreto
- 14 de outubro de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em DestaquesEventosPereira BarretoSaude e Bem Estar
- 1
Neste sábado, dia 17, o Município irá vacinar crianças e adolescentes
Começou no último dia 5 em Pereira Barreto a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para as crianças com idade até 5 anos. A campanha de vacinação vai até o dia 30 deste mês em todo o país.
O público-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade e serão adotadas estratégias diferentes para crianças de até 1 ano incompleto e para aquelas de 1 a 4 anos de idade.
Neste sábado, dia 17 de outubro, a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto fará a ação dia “D”, buscando vacinar um maior número de crianças e adolescentes que estão com a caderneta de vacinação irregular no município.
SOBRE A DOENÇA – A Poliomielite é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus e que causa a paralisia infantil. Geralmente, a doença ocorre em crianças de até 5 anos de idade, mas pode também surgir em adultos que não receberam a dose da vacina. A doença que é muito grave, além de poder levar à paralisia dos membros inferiores, pode também – nos casos piores, levar à morte do portador.
MULTIVACINAÇÃO
Também no último dia 5, foi dado início à Campanha Nacional de Multivacinação, Nesse caso, as crianças e os adolescentes menores de 15 anos deverão receber as doses das vacinas como a Tetravalente, Tríplice viral, contra hepatite, dentre outras.
ONDE VACINAR – Neste sábado em Pereira Barreto, os pais e/ou responsáveis pelas crianças devem procurar as Unidades Básicas de Saúde das 8h às 17h para vacinarem seus filhos. Uma informação importante é que as crianças e adolescentes da UBS Nova Veneza irão receber a vacinação na UBS da Vila Marão – isso somente no sábado, dia 17. Todas as demais estarão recebendo as vacinas em suas próprias UBSs.
As Campanhas que ocorrem durante todo este mês, estão recebendo atenção especial do Município em relação às medidas de combate ao Coronavírus. Dentre as medidas preventivas adotadas pela Secretaria de Saúde, estão:
- Distribuição de senhas no local evitando a aglomeração;
- Orientação quanto ao distanciamento;
- Organização do fluxo de pessoas na recepção e nas salas das UBSs;
- Disponibilização de recipientes com álcool gel na entrada das UBSs.
A Secretaria de Saúde do Município também emitiu Nota solicitando que apenas 01 pai e/ou responsável por cada criança, se possível, a acompanhe até os locais de vacinação, evitando assim a aglomeração desnecessária e perigosa. Outro pedido importante é que os acompanhantes não se esqueçam de levar também a caderneta de vacinação da criança ou adolescente. Sempre importante destacar que o uso de máscaras continua obrigatório em qualquer espaço público.