Após visitar as dependências da antiga Cozinha Piloto e as novas instalações no Bairro Pereira Jordão, o prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes colocou a ativação do local como prioridade em seu governo.
“Poderemos ter o retorno às aulas na rede Municipal de Ensino já em fevereiro e temos que estar preparados, já que hoje nem a velha e nem a nova cozinha estão prontas para funcionar”, afirmou Mário.
Ainda na gestão passada, quando as aulas estiveram suspensas durante a maior parte do ano em virtude da pandemia de Covid-19, vários aparelhos foram retirados da antiga cozinha e instalados na nova.
“Na nova cozinha não existiu um projeto de rede elétrica para que os aparelhos pudessem funcionar e ela também não funciona”, disse.
Já em seu primeiro dia, Mário determinou a realização de estudos para a ativação da nova cozinha piloto o quanto antes.
As obras da nova cozinha piloto foram iniciadas para substituir a antiga, construída na década de 90, ainda no mandato do saudoso prefeito Orensy Rodrigues da Silva. As obras desta nova cozinha começaram em 2016.
Ligada à SME (Secretaria Municipal de Educação), a nova cozinha foi construída em um terreno da municipalidade, localizado na rua J.A. de Carvalho, esquina com a Itararé. Esta nova unidade tem quase 700 metros quadrados de área construída. O investimento inicial foi de R$ 780 mil e, mesmo tendo atravessado dois mandatos, a obra foi entregue inacabada e, mesmo assim, um projeto elétrico não foi planejado.
O objetivo do novo prédio é ampliar o atendimento às mais de 30 unidades entre EMEFs (Escola Municipal de Ensino Fundamental), EMEIs (Escola Municipal de Educação Infantil) e CEIs (Centro de Educação Infantil), com a demanda de 10 mil refeições e lanches por dia.
O governo de São Paulo mudou as regras de retorno às aulas presenciais da rede básica de ensino para o ano de 2021, o que compreende alunos da educação infantil até o ensino médio. A mudança irá valer tanto para escolas públicas (estaduais e municipais) quanto privadas. No ano que vem, as aulas nas escolas estaduais terão início no dia 1º de fevereiro.
Por causa da pandemia do novo coronavírus, as aulas presenciais estavam suspensas em todo o estado paulista desde março de 2020. Desde setembro do ano passado, algumas escolas do estado já deram início às aulas de reforço ou acolhimento, depois de autorização dos prefeitos. Essas aulas só puderam ser retomadas com atividades de reforço e de recuperação. E em outubro foi autorizada a volta das aulas presenciais para estudantes do Ensino Médio, dos Centros de Educação de Jovens e Adultos e da Educação de Jovens e Adultos. Para o ensino fundamental, a volta às aulas gradual foi autorizada a partir do início de novembro.
Chama no Whats