A Campanha da Fraternidade realizada anualmente pela Igreja Católica têm a superação da violência como tema principal em 2018. Com base no texto bíblico de Mateus 23:08, os paroquianos trabalham o lema “Vós sois todos irmãos”, procurando promover entre a sociedade uma cultura de paz, reconciliação e justiça, à luz da Palavra de Deus.
Para incentivar a comunidade a seguir no caminho de superação da violência, a Igreja Católica estimula a adoção de ações concretas que expressem a conversão e a reconciliação no espírito quaresmal. Para isso, inúmeras atividades vêm sendo desenvolvidas com objetivo de analisar as múltiplas formas de violência, considerando suas causas e consequências na sociedade brasileira, especialmente as provocadas pelo tráfico de drogas.
Entre as ações que mais se destacam para a população em geral (católicos ou não), está um cemitério fictício montado ao lado da Igreja Matriz “São José”. A estratégia obriga qualquer pessoa que transita por ali observando as cruzes fixadas ao chão com desenhos que expõem a violência em geral, a refletir sobre o tema.
O objetivo deste trabalho é ajudar a comunidade a reconhecer o alcance da violência nas realidades urbana e rural do país, apontando a superação dos mesmos a partir do diálogo, da misericórdia e da justiça em sintonia com o Ensino Social da Igreja.
Portanto, sendo católico ou não, dificilmente você olhará para este trabalho com indiferença, já que o problema atinge toda a sociedade e exige a participação coletiva para que possa reduzir seus impactos.
Caso ainda não tenha visto esta “exposição”, olhe mais atentamente para o jardim da igreja localizado entre esta e a Avenida Presidente Vargas e reflita sobre o que podemos fazer em nossa própria casa para combater a violência utilizando a fraternidade e o amor como ferramentas de ação.
Chama no Whats