Ministério da Saúde afirma que o envio dos medicamentos está previsto para as primeiras semanas do mês de maio.
Desde quando o Governo do Estado de São Paulo adaptou o Ambulatório Médico de Especialidades de Andradina para Hospital Estadual COVID-19, o objetivo era a abertura de 10 leitos de enfermaria e 10 leitos de Unidade de Terapia intensiva (UTI). Porém, com a falta em todo o país do chamado “kit Intubação”, os leitos foram sendo liberados gradativamente e assim aliviando as filas de espera da Santa Casa e do então, Centro COVID, criado pela Governo Municipal.
O Kit Intubação, é uma combinação de medicamentos, como sedativos, para controlar os movimentos e a dor de cada paciente da COVID-19 que é intubado. Nessas circunstâncias, a sedação é fundamental para que o paciente não sofra durante a inserção do produto e até mesmo enquanto respira através de um tubo ligado à sua traqueia, acoplado a um ventilador pulmonar. Sem os sedativos, o paciente pode até tentar arrancar o tubo por causa de desconforto e dor.
De acordo com levantamento realizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), mais de 60% dos serviços municipais do estado de São Paulo estão com os estoques zerados de medicamentos do “kit intubação”, impedindo assim, a abertura de novos leitos. Realidade que deve ser mudada nas próximas semanas com a chegada dos medicamentos.
Segundo informações divulgadas pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, os itens do Kit Intubação, devem ser enviados para os municípios, nas próximas semanas.
Assim, o Hospital Estadual COVID-19 AME Andradina, que hoje disponibiliza 10 leitos de enfermaria e 8 de UTI, deve atingir sua totalidade nos próximos dias.
Vale ressaltar, que a unidade adaptada segue a disposição da população com 141 profissionais que já atuavam no AME, portanto com experiência no atendimento e 61 novos contratados especificamente para atendimento COVID.
Conforme última atualização de ocupação de leitos, divulgada nesta quarta-feira (5), são 6 pacientes internados na enfermaria e 4 disponíveis, totalizando 10 leitos, e 100% de ocupação em UTI, com 8 pacientes internados, com 1 em respirador.
Chama no Whats