A Prefeitura de Ilha Solteira, por meio da Secretaria de Saúde, informou que nenhuma dose vencida da vacina da AstraZeneca foi aplicada no Município.
O imunizante vem sendo o mais utilizado na cidade. Reportagem da Folha de São Paulo publicada nesta sexta-feira (2), revela que 26 mil doses da AstraZeneca, teriam sido aplicadas em cerca de 1,5 mil cidades do país, inclusive algumas da região da região. Ilha Solteira não consta na relação divulgada.
A AstraZeneca é a vacina mais usada no Brasil. Ela responde por 57% das doses aplicadas neste ano. A imensa maioria foi utilizada de acordo com as orientações do fabricante.
Em Ilha Solteira, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, que controla os números em relação à vacinação, ela também é a mais utilizada. O Município já recebeu 9 mil doses do imunizante. Segundo o agente de saúde Frank Willians , Ilha Solteira chegou a receber vacinas de alguns dos lotes divulgados, mas que todas foram utilizadas antes do prazo do vencimento.
“Tanto, que estávamos sem essa vacina desde quarta. Recebemos um novo lote hoje”, disse Willians. Frank também afirmou que sempre que o Município recebe um novo lote, tudo é verificado de acordo com o que consta na nota e na embalagem, principalmente a data de validade. “Nunca usamos um estoque novo, sem antes utilizar o que já estava em estoque. Por isso, não enfrentamos esse problema. Aqui, todas as doses aplicadas foram dentro do prazo de validade”, afirmou Willians.
O Estado de São Paulo teria aplicado 3.648 unidades dos lotes vencidos de AstraZeneca. A grande maioria dos Municípios que integram a relação teria aplicado de uma a dez doses do imunizante.
Divisão de Comunicação
Prefeitura de Ilha Solteira
Chama no Whats