Dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) apontam que a região de Castilho terá maior queda de temperatura na quinta-feira (29/07) e sexta-feira (30/07).
“foto de satélite do INMET do Estado de São Paulo desta quarta-feira”
Segundo o instituto, a temperatura mínima nesses dias, ficarão em 7°, com máxima de 20° na quinta e de 23° na sexta-feira. A maior preocupação é a baixa umidade do ar. Nesta terça-feira (27), a umidade mínima a ser registrada deverá ser de 20%. O período crítico em relação a umidade do ar, ficará para esta quarta-feira até sexta-feira com índices de 10%. Para se ter uma ideia, a umidade do ar no deserto do Atacama no Chile (mais seco do mundo) e do Saara no continente africano (mais quente do mundo) a umidade gira em torno de 14%.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que índices saudáveis de umidade do ar estejam ao menos em 60%. A máxima da umidade do ar na semana é registrada hoje, com 70%, mas na quinta-feira registrará o maior percentual em 40%. As temperaturas mais baixas segundo o INMET deverão ocorrer em Campos do Jordão na Serra da Mantiqueira na quinta com 0° e na sexta-feira com termômetros na casa de -3°. No sábado a mínima na cidade deverá subir para 2°.
O maior problema serão os ventos que deverão soprar entre 14 a 21 quilômetros por hora, diminuindo a sensação térmica na região. A recomendação devido a baixa umidade do ar e temperatura, é de ingestão de muita água e umidificar os ambientes. No âmbito nacional, o frio afetará mais os estado da região Sul do país.
Chama no Whats