Esporte e vida saudável são duas coisas que sempre andam juntas. Por essa razão, estimular cada vez mais a prática esportiva do cicloturismo está na agenda do Prefeito de Murutinga do Sul, Cristiano Eleutério. Com o município fazendo parte do da rota Pantanal Paulista, os cicloturistas em breve poderão contar com mais pontos de apoio e mais trilhas quando se aventurarem em território murutinguense. É o que informa o representante da Secretaria de Cultura e Turismo de Murutinga do Sul, Fábio Francé.
É fato que a prática do ciclismo em trilhas tem se consolidado na região, o que demanda da gestão pública acolher esses esportistas e também saber aproveitar os benefícios econômicos com a movimentação que o esporte traz.
Primeiramente, trata-se de providenciar estrutura para os turistas que nos visitam com suas bikes, com pontos de apoio ao longo das rotas, servindo de local para descansar, se alimentar e mesmo se divertir. Relata Francé que é exatamente isso que a prefeitura está providenciando, uma vez que em Murutinga já há previsão para novos espaços nesses termos, para além da lanchonete Morada do Sol, que é referência no lugar.
Por outro lado, abraçar esse produto que se mostra inovador para o turismo local significa se comprometer com o crescimento das atividades ligadas ao ciclismo nas trilhas. Essa atitude sem dúvida ajuda a girar a economia do município sendo diretamente associada ao empreendedorismo, um caminho para o futuro.
De acordo com Francé, existem atualmente no município 10 ciclistas que têm praticado o esporte em um nível mais elevado, enquanto cerca de 19 a 15 iniciantes ou amadores começam a das suas primeiras pedaladas de maneira mais frequente. Para este ano de 2021 está prevista mais um ponto de apoio que será diferenciado pela estrutura completa que terá a fim de dar uma acolhida de qualidade aos turistas. Vale lembrar que na modalidade do cicloturismo viaja-se efetivamente de sobre duas rodas: usa-se a bicicleta para deslocamentos geralmente longos de um local a outro. Assim, ter onde reabastecer as energias é fundamental.
O crescimento do número de cicloturistas prova o quanto é prazeroso poder conhecer lugares de beleza única como é Murutinga do Sul e região. Ao mesmo tempo, quem pratica o esporte fala do quanto é gratificante desfrutar do desafio e do sentimento de superação que o esporte proporciona. Nesse sentido, a gestão acerta em cheio em incentivar as pessoas a cultivarem mais sua saúde e bem-estar, sem perder de vida que ecoturismo é sustentabilidade, inclusive econômica.
REDAÇAO JPN
Chama no Whats