O período chuvoso minimiza o risco de falta d’água para consumo, no entanto traz problemas causados por ligações irregulares de água da chuva no sistema de esgotamento sanitário. O alerta é das Águas Andradina e a Águas Castilho, empresas do Grupo Iguá e da Sabesp, que buscam conscientizar a população sobre os transtornos, bem como os riscos à saúde e ao meio ambiente.
É importante entender que as ligações cruzadas são locais onde existem um único encanamento para o esgoto e a água de chuva, o correto é ter tubulações independentes. A estrutura para resíduos de esgoto é projetada para uma certa quantidade de água (da descarga e dos ralos das pias). A manutenção desse sistema é feita pela Águas Andradina e Águas Castilho. Já as de chuva devem ser conectadas diretamente nas galerias pluviais que são mais largas e dimensionadas para receber um volume alto de água em um curto espaço de tempo. Essas instalações são mantidas pelas Prefeituras.
“Quando a ligação é cruzada pode gerar sobrecarga na rede de esgoto causando possíveis obstruções ou rompimentos nas tubulações. A colaboração das comunidades é fundamental para minimizar essas situações, que causam mau cheiro, sujeira, desvios no trânsito e, até mesmo, evitar acidentes causados por deslocamentos dos tampões nas vias públicas”, explica o gerente operacional das concessionárias, Matheus Felipe Silva.
3 dicas importantes para solucionar este problema
1. Procurar um profissional da área para reformar o imóvel e separar as redes de água de chuva e de esgoto.
2. Em caso de novas construções ou aluguel, verificar se as instalações estão adequadas com redes individuais.
3. Em imóveis antigos, quando não for possível investir em reforma, uma opção é instalar na região externa do imóvel uma caixa de acesso de esgoto para facilitar a limpeza e a desobstrução feita pelas concessionárias.
Qualquer dúvida, os moradores podem entrar em contato pelos canais de atendimento:
*Águas Andradina: 0800 775 0195 ou 0800 775 0146 (24 horas), loja de atendimento: rua Doutor Orensy Rodrigues da Silva, 1062, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h ou WhatsApp: (18) 99637 4603.
Águas Castilho: 0800 770 3195 ou 0800 775 0147 (24 horas), WhatsApp: (18) 99609 5213, loja de atendimento: Avenida Presidente Getúlio Vargas, 20, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Chama no Whats