Castilho abre circuito estadual das Conferências Municipais de Educação
- 29 de abril de 2022
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoEducação
- 0
Evento reúne público estimado em 200 profissionais de Educação, representantes da sociedade organizada, poder público e representatividade regional, estadual e nacional
Terminou às 13h desta quarta-feira, 27, a primeira parte da intensa programação feita pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Castilho para realização da I Conferência Municipal de Educação. Com o tema: “Inclusão, equidade e qualidade: Fala com sabedoria, Ensina com amor”, o evento foi marcado pelo enorme alcance e representatividade regional, registrando a presença de secretários municipais de Educação e diretores da maioria absoluta das escolas que compõem a rede estadual de ensino na região de Andradina. Além deles, gestores, coordenadores e professores de toda a rede municipal castilhense marcaram presença ao lado de órgãos coletivos como Conselho Tutelar, Conselhos Municipais, Polícia Militar e outros.
Entre as muitas personalidades que abrilhantaram o evento que terminou somente por volta das 17h de, estiveram presentes o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), professor Luiz Miguel Martins Garcia; a Dirigente Regional de Educação – Selênia Silvia Witter de Melo, e o renomado palestrante e especialista em Educação, Oliver Lima.
Dos componentes da Mesa Principal que fizeram uso da palavra (inclusive os palestrantes), todos foram unânimes em elogiar os esforços visíveis e o comprometimento do prefeito Paulo Boaventura com a Educação dos castilhenses. Nas palavras do próprio Chefe do Executivo:
“Castilho ainda precisa caminhar muito para reverter os índices negativos oficiais da Educação e principalmente para recuperar o déficit educacional resultante deste período de pandemia e ausência dos estudantes nas escolas municipais e estaduais. Mas estamos confiantes e investindo pesado neste processo de retomada, pois o futuro de um Município, Estado e Nação, depende exclusivamente da qualidade e equidade do ensino ofertado aos seus cidadãos”, afirmou Boaventura.
O QUE É? – A Conferência tem como objetivo mostrar o cumprimento das metas estabelecidas no plano municipal de Educação, elencar seus desafios e aquilo que ainda precisa ser feito para que as metas sejam alcançadas; além de promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário, como reflexão da campanha da fraternidade do ano de 2022.
Foi seguindo este princípio que a secretária municipal de Educação, Silvânia Cintra, convidou para abrirem a primeira parte dos trabalhos a dirigente regional Selênia Melo, o pároco local – Paulo Sérgio Martins e também o experiente educador Oliver Lima. Em vias gerais, os três apresentaram importantes temas sobre os quais os conferencistas deveriam aprofundar as discussões no período da tarde, quando a missão coletiva foi analisar o Plano Municipal de Educação e discutir metas a serem atingidas neste e nos próximos anos.
Durante a tarde, antes do início das discussões em grupos, a Secretária de Assistência Social e Cidadania – Psicóloga Raquel da Silva Jorge Gregolin, apresentou uma terceira e última palestra com o tema “A Importância do Trabalho Intersetorial na Estruturação da Educação Municipal”, reforçando a necessidade de conselhos, secretarias, poderes Executivo e Legislativo, gestores e dirigentes das escolas municipais e estaduais trabalharem juntos para assegurar o sucesso deste planejamento.
A presença regional massiva em um evento local, sinaliza a importância do mesmo para toda a sociedade. Este fato é também confirmado pela presença da imprensa regional, que acompanhou toda a programação, inclusive com transmissões ao vivo nas redes sociais em partes do evento – contribuindo para quase triplicar o alcance de cada etapa.
“O objetivo máximo deste encontro é reunirmos esforços e juntos analisarmos quais foram os caminhos percorridos até aqui, qual é a Educação que imaginamos como ideal e, sobretudo, a que distância estamos de atingir este objetivo”, simplificou a anfitriã do evento, Silvânia Cintra.
A Conferência castilhense abriu um ciclo que se repetirá em todos os Estados Brasileiros, preparando os caminhos para um evento ainda maior, que é a Conferência Nacional de Educação, que acontecerá entre os dias 23 e 25 de novembro deste ano.
DIFERENCIADA! A Conferência castilhense apresentou vários outros aspectos inovadores em comparação a eventos semelhantes já realizados na região. Primeiramente é necessário destacar o cuidado da equipe da Secretaria de Educação em reservar um cantinho “frenetiano” para expor os resultados de um grande projeto artístico-cultural e educativo realizado pela escola municipal “Maria Dauria Silva Oliveira” nos últimos dois meses. Em exposição, caricaturas, gravuras, pinturas e fotografias que retratam o “Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922”, chamaram a atenção de todos os educadores e visitantes.
Outro destaque foi o espaço reservado para que universidades e editoras pudessem expor suas opções de cursos, publicações e alcance das mesmas em âmbitos regional e nacional.
Igualmente diferenciada foi a programação cultural que separou cada etapa da Conferência. No repertório estava a recepção dos conferencistas pelos músicos que comandam as principais oficinas culturais ofertadas pela Secretaria de Educação do Município. Apresentações culturais realizadas por alunos da rede municipal de ensino como resultado de outros trabalhos recentes realizados em suas respectivas escolas, foram igualmente elogiados. E, para encerrar as atividades com chave de ouro, destaque para a segunda apresentação pública do coral “Vozes de Castilho”, criado há pouco mais de 40 dias pela Secretaria de Educação.
Por fim, importante destacar ainda a presença de estudantes representando os grêmios estudantis de diferentes unidades escolares – tanto municipal quanto estadual, que acompanharam ativamente diferentes etapas da programação.
“Castilho só tem a agradecer pela contribuição de cada um de vocês. Como destacou nosso prefeito Paulo Boaventura, cada um de nós sairíamos muito mais enriquecidos após esta maratona de aprendizado. Tenho certeza que todos vocês concordam com isso e, em nome de toda a nossa rede escolar municipal e estadual, agradecemos o empenho, contribuição e dedicação de todos na busca de soluções”, finalizou Silvânia.