CASTILHO – A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo (SAMAT), concluiu o curso de manejo do gado leiteiro nesta quinta-feira,19.
O prefeito Paulo Boaventura marcou presença e fez entrega do Certificado aos participantes.
O curso teve dois módulos e trouxe novos conhecimentos ao pequeno produtor rural.
Hélio Santana, morador do assentamento Cafeeira, disse à reportagem a importância que foi realizar o curso que abrange todas as áreas de produção, melhoramento genética, reprodução e manejo de pastagem.
Outra que também opinou a respeito foi Aline Patrícia do assentamento Anhumas.
” Foi uma ótima oportunidade para os produtores rurais. Aumentou o nosso conhecimento, para ter o aumento da produção do gado e aprendeu o jeito correto para lidar com o gado leiteiro e que não pare por aí. Que venha com mais cursos”, disse animada.
A veterinária Cristiane Souza, técnica da SAMAT, disse que teve representante de todos os 13 assentamentos, e do reassentamento.
Segundo ela, participaram do curso 48 pessoas.
A administração apresentou o programa que já está disponível ao produtor, Promina- programa municipal de inseminação artificial.
“Temos a lei municipal desse programa, o departamento responsável é a Agricultura. O incentivo é fornecer ao produtor além da assessoria veterinária, o sêmen de touros comprovados. Cada produtor tem direito a 15 doses ao ano. E a inseminação é realizada por equipe especializada cedida pelo município”, explicou.
Chama no Whats