O governo de Castilho por meio da Samat- Secretaria de Agricultura Meio Ambiente e turismo, desenvolveu na manhã desta quarta-feira(07/06) a campanha educativa “Combate à Pesca Predatória”, que visa combater a prática dentro do município.
A ação aconteceu na via de acesso ao município e foram entregues materiais informativos, fita métrica para os pescadores medirem os peixes e assim não serem surpreendidos pela polícia ambiental com peixes fora das medidas.
A pesca predatória é definida como uma ameaça à manutenção da população dos peixes devido à retirada excessiva dos corpos hídricos, outro ponto importante de salientar é a Resolução do Ibama que proíbe o uso de equipamento e métodos de pesca, como redes, tarrafas, armadilhas e arpões, em qualquer período do ano.
Estiveram presentes na ação o prefeito Paulo Boaventura, secretaria da Samat Rejane Flor, assessora de gestão Ambiental Maria Custódio, BIOGS Ambiental Assessoria, SD PM Galvao é SD PM Marcos Vinícios da Polícia Ambiental, 1º Tenente Mário, Cabo Dos Santos e soldado Campos da Polícia Militar, coordenador da Defesa Civil Uederson Aragao e Leonardo também membro da Defesa Civil, Via Rondon e os brigadistas Messias Donega, Silvio César e Simone Batista.
“O grande objetivo dessa campanha é conscientizar a população e seus visitantes sobre a importância do período da piracema para a procriação dos peixes. Se esse ciclo é interrompido é muito prejudicial para a natureza como um todo. Só pedimos respeito, que as pessoas entendam a importância desse ciclo”, afirmou o prefeito Paulo Boaventura.