Vândalos voltam a depredar Estádio Municipal
- 18 de maio de 2018
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoDestaquesEsportes
- 0
Semana passada, entre segunda e terça-feira, o estádio municipal “Valdomiro Moreira Aguiar” voltou a ser alvo do vandalismo inconsequente praticado por pessoas que, apesar de reclamarem tanto da falta de opções de lazer no município, não pensam duas vezes antes de destruir aquilo que existe e atende muitos jovens e adultos.
Fatos como este não são um fenômeno recente. Há tempos têm sido denunciados pela imprensa local mas sem qualquer registro de identificação e punição dos responsáveis pelos prejuízos causados ao patrimônio público. O padrão é sempre o mesmo. Os alvos prediletos são as praças esportivas do município, mas também atingem outros locais, como os banheiros da Rodoviária e da Praça da Matriz, que chegaram a ser interditados após uma destruição que revoltou grande parte da população, chegando a ser tema de reportagens de quase todas as mídias de peso na região.
A ação mais recente destes delinquentes foi a pichação tanto dos banheiros quanto da arquibancada do Estádio. Os autores do delito também arrebentaram os cadeados dos portões principais. E os danos não param por aí. “Há um mês atrás, arrombaram a porta do banheiro, este mesmo que foi pichado agora [ao lado da arquibancada] e roubaram o motor do freezer que fica guardado lá”, relata o servidor público Marcos Carrenho.
Antes mesmo disso, as portas dos mesmos banheiros já haviam sido arrombadas e no interior da construção foram encontradas inúmeros preservativos masculinos usados, peças íntimas e latas de alumínio perfuradas que sugerem o consumo de drogas. Quase todos os vidros das janelas também foram quebrados, vasos sanitários entupidos, sinais de fogo ateado dentro e fora dos mesmos, além de tomadas danificadas.
Nem mesmo os bebedouros de água instalados próximo à arquibancada para refrescar os torcedores e atletas escaparam da destruição, apesar de terem sido prudente e preventivamente dotados de tampas metálicas com cadeados exatamente para evitar a destruição. Agora, quem assiste as partidas ou treinos realizados ali, precisa caminhar mais de 200m para chegar à única torneira com água gelada disponível, refletindo uma enorme falta de consideração e respeito não apenas com o dinheiro público, mas também com atletas que saem de suas casas para dedicar-se gratuitamente ao esporte e defender o nome do Município em várias competições.
“Temos que denunciar! Nós [Administração] nos esforçamos para reformar e um bando de vagabundos, vem sujar e danificar tudo. Isso não é justo”, desabafa Carrenho em entrevista ao JORNAL PORTAL DE NOTÍCIAS.
Enquanto a Prefeitura assiste grande parte de seus investimentos na área de esporte e lazer escoar pelo ralo, segue em frente na tentativa de melhorar estes espaços utilizando a força de trabalho dos poucos funcionários do setor e alguns raros voluntários. Atualmente eles estão se desdobrando para reformar as praças esportivas. Estão terminando as melhorias no campo do bairro Leão I, deixando tudo novinho. Em seguida, de acordo com o cronograma de trabalho, iniciarão a reforma da pista de skate, depois o campo sintético e também gramado do Laranjeiras.
Enquanto isso fica a pergunta: até quando este processo de conserta e destrói irá continuar a corroer os já escassos recursos financeiro destinados pela municipalidade às áreas de Esporte e Lazer?