Popularmente conhecido como relógio de água, o hidrômetro é um dispositivo de medição de volume que registra o consumo de água de cada imóvel.
Assim como outros aparelhos, como carros e celulares, os hidrômetros também sofrem desgaste ao longo do tempo. Por essa razão, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) recomenda a substituição a cada sete anos.
Para assegurar a precisão na medição, as concessionárias Águas Andradina e Águas Castilho, pertencentes ao grupo Iguá Saneamento e à Sabesp, iniciaram uma nova fase de substituição sistemática dos hidrômetros, em conformidade com os contratos de concessão.
Este serviço é oferecido gratuitamente aos clientes. Caso o hidrômetro esteja localizado dentro do imóvel, a entrada do colaborador uniformizado requer a autorização do morador. Já nos casos em que o hidrômetro está acessível pela calçada, a substituição ocorre imediatamente. Após o serviço, o cliente recebe uma carta explicativa, juntamente com as marcações dos números do hidrômetro antigo e do novo.
Segundo o diretor geral das concessionárias, Luís Guilherme Bizelli: “os hidrômetros desempenham um papel muito importante, pois além de garantir uma medição exata, promove a conscientização sobre o uso responsável da água”, explica o diretor.
É importante destacar que todos os equipamentos instalados são certificados pelo Inmetro quanto à segurança e qualidade, garantindo assim uma medição precisa, detectando com exatidão a quantidade de água utilizada pelos moradores.
Atenção
Após a substituição, se o cliente perceber uma alteração significativa na fatura, é crucial entrar em contato imediatamente com as concessionárias. Se for identificado que a mudança foi causada por um problema técnico no hidrômetro, este será substituído e a fatura será revisada.
No entanto, se o equipamento estiver funcionando corretamente, pode haver vazamentos internos, sendo do cliente a responsabilidade pelo conserto das tubulações internas do imóvel.
Se o vazamento resultar em um aumento de consumo de 50% a 100% da média dos últimos 6 meses em metros cúbicos (m³). Para cada caso, o cliente pode solicitar às concessionárias uma revisão da fatura.
Para obter descontos nesses casos é necessário seguir um protocolo que começa com o acionamento imediato das concessionárias, envio de fotos e vídeos do vazamento, nota fiscal do conserto, fotos e vídeos de antes e depois, e é essencial agendar uma vistoria das empresas no local após o reparo.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelos canais de atendimento:
A Águas Andradina e Águas Castilho investem continuamente em novas tecnologias, visando garantir mais segurança e eficiência na prestação dos serviços. Não deixe de acompanhar no Digi Iguá a leitura registrada e o consumo faturado em sua conta de água.
Águas Andradina – Pelo telefone: 0800 775 0195, na loja de atendimento, na rua Doutor Orensy Rodrigues da Silva, 1062, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h ou WhatsApp: (18) 99637 4603.
Águas Castilho – Pelo Telefone: 0800 770 3195, loja de atendimento: Avenida Presidente Getúlio Vargas, 20, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h ou WhatsApp: (18) 99609 5213 (24 horas).
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