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Águas Andradina e Águas Castilho respondem principais dúvidas dos clientes em relação aos serviços de água e esgoto
- 21 de fevereiro de 2025
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- Jornal Portal de Notícias
- Postado em AndradinaCastilho
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Todos os dias, a Águas Andradina e a Águas Castilho, empresas do grupo Iguá Saneamento e Sabesp, recebem dos clientes, por meio de seus canais de atendimento, perguntas relacionadas aos serviços de água e esgoto.
Com o objetivo de esclarecer essas dúvidas e conhecer mais sobre os sistemas de água e esgoto, convidamos o gerente operacional das concessionárias, Alexandre Pardim, para esta entrevista.
Confira!
A água que chega na torneira pode ser consumida?
Sim! Nós captamos a água bruta dos poços que passa por dois processos de tratamento: primeiro é a desinfecção com cloro para eliminar micro-organismos e, depois, a fluoretação, ou seja, adição de flúor para reduzir a incidência de cárie dentária. Desta forma, a água fica pronta para ser consumida diretamente da torneira, seguindo todas as normas do Ministério da Saúde. É importante lembrar que para manter a pureza é preciso que cada morador limpe a caixa d ‘água a cada seis meses.
Quem comprova a qualidade da água que recebemos nas nossas casas?
Realizamos análises diárias para garantir a água que é distribuída para os moradores de Andradina e Castilho. Os moradores podem conferir essas análises nas faturas e também nos relatórios anuais de qualidade que ficam nos nossos sites www.igua.com.br/andradina e www.igua.com.br/castilho.
Às vezes, a água sai branca da torneira. O que isso significa?
Água branca pode ser excesso de bolhas de oxigênio na água em pontos das cidades onde a pressão é mais alta. Para verificar se esse fenômeno acontece na sua casa, é só colocar a água em um copo de vidro e observar se ela fica incolor rapidamente.
Por que vocês trocam os hidrômetros?
A troca é necessária porque, como qualquer aparelho, o hidrômetro sofre desgaste com o tempo e pode perder a precisão na medição. Segundo recomendação técnica do INMETRO, o correto é que essa substituição seja realizada a cada cinco anos. Vale ressaltar que este serviço está previsto nos contratos de concessão com as prefeituras e que o cliente poderá acompanhar a troca e tirar suas dúvidas com a equipe técnica.
É verdade que com a troca de hidrômetro o valor da minha conta de água vai aumentar?
Não. Isso é Fake News. O consumo está diretamente associado ao uso, ou seja, quem utiliza mais, paga mais, assim como em qualquer outro serviço como telefonia ou energia, supermercado. É essencial destacar que o novo equipamento garantirá maior precisão na medição, detectando o que realmente foi consumido naquele período.
Caso o morador identifique alguma grande alteração no valor, é importante acionar a concessionária imediatamente. Se a diferença for consequência de problema técnico do hidrômetro, ele será trocado e a conta será ajustada. Se o equipamento estiver normal, a orientação é contratar um profissional para identificar possíveis vazamentos internos.
Como posso fazer o acompanhamento do consumo de água antes mesmo de chegar a conta?
É simples. O equipamento tem seis números – quatro pretos e dois vermelhos. Concentre-se nos dígitos pretos. Eles mostram quantos metros cúbicos de água foram consumidos. Um metro cúbico é equivalente a mil litros. Caso tenha alteração de forma drástica entre um mês e outro, ou seja, sair da média, é importante entrar em contato por meio dos nossos canais de atendimento.
O que é a tarifa de água e esgoto?
É importante explicar que a água é indispensável e que as concessionárias não vendem água e sim os serviços de captação, distribuição e tratamento. Existem regras e decretos que estabelecem a prática de arrecadação de tarifas, definidas por categorias de usuários e faixas de consumo. É assim em qualquer cidade.
Como esse custo é aplicado em Andradina e em Castilho?
Para compor os valores das tarifas são levados em conta itens como energia elétrica, custos de insumos necessários para o funcionamento dos sistemas de água e esgoto, equipamentos de segurança individuais; compra e manutenção de peças, salários da mão de obra, combustível, investimentos na ampliação das redes e aplicação de tecnologia. Todos os anos, aplicamos o reajuste anual previsto nos contratos de concessão.
Todo mundo paga o mesmo valor?
Não, cada pessoa tem um custo de acordo com o seu hábito. Quanto mais água é consumida, maior será a conta no final do mês. Além dessa quantidade, também existe a classificação das faixas de clientes dividida em: comercial, industrial, pública, residencial e residencial social. Em todos os casos, existem tabelas com o detalhamento dos valores estabelecidos que podem ser checados nos sites.
Por que em épocas de chuva os vazamentos de esgoto aumentam?
Provavelmente, podem ser casos de redes cruzadas. A tubulação destinada ao esgoto é projetada para receber um volume reduzido de água, originária de descargas de vasos sanitários e ralos de banheiros.
Essa água é encaminhada para as estações de tratamento de esgoto. Por outro lado, as tubulações para água de chuva são dimensionadas para suportar grandes volumes de água em um curto período, dirigindo-a para as galerias pluviais. Por isso é essencial ter essas duas ligações diferentes.
Outro fator que prejudica as redes de esgoto é o descarte irregular de lixo nos ralos como restos de comida, óleo de cozinha usado, embalagens, papel higiênico, entre outros. Lugar de lixo é no lixo.
Vocês investem em medidas preventivas para evitar esses vazamentos?
Sim. Para minimizar os impactos desses problemas realizamos manutenções ao longo do ano. Esse trabalho inclui a limpeza das redes de esgoto para remover resíduos sólidos que podem obstruir a tubulação e causar problemas.
Como é possível eliminar as redes cruzadas?
O indicado é procurar um profissional da área para resolver esse problema e evitar transtornos, ou seja, um pedreiro ou um encanador da sua confiança. Em caso de novas construções, sempre verifique se as instalações estão adequadas com redes individuais, uma para água de chuva e outra para resíduos de esgoto.
Ficou com dúvidas?
As concessionárias mantêm canais de atendimento ao cliente prontos para esclarecer dúvidas relacionadas aos serviços de água e esgoto. Em Andradina, os contatos são: 0800 775 0195, WhatsApp (18) 99637 4603 ou acessando o site www.igua.com.br/andradina. E em Castilho, 0800 770 3195, WhatsApp: (18) 99609-5213 ou acessando o site www.igua.com.br/castilho.