SAÚDE MUDA AGENDA DE VIAGENS A BARRETOS PARA ADEQUAR-SE A TAC
- 2 de julho de 2017
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em Castilho
- 0
Mudança instituída em caráter experimental permitirá à Prefeitura aumentar tempo de descanso dos motoristas, cumprindo determinação do Ministério do Trabalho
Após muitos estudos, simulações e visitas a cidades da região que também fornecem o transporte de pacientes do setor de Saúde para tratamento em outros municípios do Estado, a secretária de Saúde de Castilho – Janini Nascimento, anunciou mudanças significativas na logística de transporte da principal linha da Central de Ambulâncias: Barretos.
“Por determinação do Ministério do Trabalho, preciso adequar o número de motorista com as horas de trabalho a fim de promover o repouso mínimo de 11h aos motoristas. Os levantamentos feitos por nossa equipe identificaram a necessidade de diminuir o número de viagens”, explica Janini.
A partir daí, um minucioso estudo junto às cidades da região que precisaram lidar com este problema e encontraram alternativas viáveis apontaram a experiência da vizinha Pereira Barreto como a mais adequada e de menor impacto para os usuários do sistema.
“A troca de informações entre os nossos municípios revelou que Pereira conseguiu alcançar este resultado sem prejuízo aos pacientes. Por este motivo, em caráter de teste, vamos reduzir a linha de Barretos, centralizando as viagens às segundas, quartas e sextas-feiras”, justifica a secretária.
Questionada sobre os pacientes que têm consultas e exames agendados nos demais dias da semana, Janini disse que existem duas opções que também não causam transtornos: “Castilho mantém uma casa de apoio em Barretos, onde o paciente que tem agendamento marcado para as terças e quintas-feiras pode ficar confortavelmente hospedado, sem custo algum, inclusive com alimentação. Outra medida para aqueles pacientes que não queiram ficar em Barretos, é solicitar ao hospital que faça os agendamentos nos dias que temos os carros. Já fizemos isso com os horários de hemodiálise em Ilha Solteira e todos vão nos horários que combinamos sem quaisquer transtornos”, explica.
Janini informou ao Grupo Portal que o TAC – Termo de Ajustamento de Conduta junto ao Ministério do Trabalho foi assinado pela Prefeitura na gestão passada e que o mesmo deve ser cumprido imediatamente.
“Ficamos entre a cruz e a espada. Precisamos cumprir o TAC com urgência e, ao mesmo tempo, precisamos continuar atendendo os nossos pacientes com qualidade e assegurar aos nossos motoristas o devido descanso. A melhor saída que encontramos é reduzir a quantidade de carros da Central de Ambulâncias nas estradas”, esclarece Janini.
Mas para que esta nova estratégia funcione, é necessário que os pacientes se conscientizem e colaborem, principalmente na hora de agendar as consultas, pedindo que as datas coincidam com as das nossas viagens. Por tratar-se de mudanças na rotina, Janini acredita que a nova medida possa causar certa resistência de alguns pacientes, mas insiste que todos devem colaborar, já que esta é a medida mais racional a ser adotada no momento.
De antemão, ela colocou toda sua equipe técnica à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas dos pacientes e familiares que utilizam a linha Barretos. “Estamos à disposição para eliminar qualquer dúvida e garantimos que não faltará o atendimento e nem tampouco o acolhimento em nossa Casa de Apoio para aqueles que necessitarem”, finalizou Janini.
Marco Apolinário – Grupo Portal