LAMENTÁVEL: População está transformando Castilho em “lixão a céu aberto”
- 22 de setembro de 2018
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoDestaquesEducaçãoMeio AmbienteSaude e Bem Estar
- 0
Alheios à coleta regular na área urbana, à Lei da Caçamba e reiterados avisos da Secretaria de Saúde, cidadãos inconscientes continuam depositando lixo em locais inapropriados, colocando em risco a saúde de toda a comunidade
Agentes de Saúde percorreram os quatro cantos do município neste sábado (22) realizando um verdadeiro mutirão de limpeza nas áreas verdes da zona urbana. Infelizmente, a ação deixou os mais de 70 servidores envolvidos extremamente decepcionados com o descaso e falta de respeito dos cidadãos com seus vizinhos e com a própria saúde pública.
Segundo relatos dos próprios agentes que conversaram com a reportagem do JORNAL PORTAL DE NOTÍCIAS, é assustadora a quantidade de lixo doméstico depositado nestas áreas que deveriam ser de uso comum da própria comunidade. Ao invés de papéis, plásticos e copos descartáveis depositados pelo vento, o que eles encontraram foram em todas as áreas foram fraudas descartáveis, restos de animais, caixas e isopores de itens recém adquiridos além de outros descartes que refletem o pouco caso de muitos cidadãos com os serviços públicos de limpeza disponíveis em toda a área urbana do município.
“Nem parece que Castilho possui o serviço de coleta urbana disponível pelo menos três vezes por semana em cada bairro. Tampouco dá pra acreditar que as campanhas exaustivamente realizadas pelos agentes ao longo dos últimos dez anos, tem sido em vão. A quantidade de lixo é tanta que causa vergonha. Nossos agentes chegaram ao ponto de interromper o recolhimento do lixo em sacos descartáveis porque o volume era muito acima do esperado. Simplesmente não cabiam mais nos sacos. Por isso, acabaram apanhando o lixo e depositando diretamente nos caminhões que os acompanhavam no percurso, porque não deram conta de tanto trabalho”, relatou a secretária de Saúde Janini Nascimento,que acompanhou de perto a ação dos agentes.
Frustração talvez seja a palavra mais adequada para demonstrar a expressão nos rostos dos agentes desde o início da ação deste sábado. Infelizmente, a limpeza realizada nas áreas verdes pode ser apenas um presságio daquilo que os agentes encontrarão pela frente nesta próxima quarta e quinta-feira, dias 26 e 27, quando realizarão ação semelhante em toda a área urbana do município.
“Nossa população precisa se conscientizar que é preciso respeitar o próprio ambiente em que vive. Não dá pra entender o pensamento de um ser humano que deposita lixo e ainda ateia fogo em locais onde existem até placas indicando que isso é proibido. Não dá pra entender como podem destruir estas placas por simples prazer. Não dá pra entender porque jogam lixo na beira da estrada quando há uma caçamba depositada para este fim bem ali do lado. A Prefeitura tem feito sua parte. Já passou da hora dos cidadãos fazerem a sua. Depois não adianta ir pras redes sociais reclamarem de pernilongos, escorpiões, ratos, baratas, mau cheiro e lixo acumulado, nem tampouco culpar a Administração por registrarmos altos índices de dengue, leishmaniose e outras doenças”, desabafou a secretária de Saúde.