A “Capital Regional da Cultura” do Noroeste paulista comemora 50 anos no próximo dia 15 de outubro com uma série de atrações que prometem ser o centro das atenções por, pelo menos, 15 dias intensos.
Conforme já havia sido antecipado dias antes pelo jornalista Douglas Cossi Fagundes, do jornal Ilha de Notícias, uma das grandes atrações será mesmo a FAPIC 2018, cuja realização foi confirmada pela Prefeitura para os dias 11 à 14 de outubro, no recinto de exposições. A Assessoria de Imprensa do Município ainda não confirmou se, de fato, a festa terá quatro shows, sendo três deles com portões abertos (especula-se que apenas no sábado, 14, seria pago). Nomes das atrações e possível valor de ingresso continuam sendo incógnitas. Uma coisa, no entanto, é certa: este será o segundo ano que a FAPIC será administrada por uma empresa, com participação parcial da Prefeitura. A Festa do Peão de Boiadeiros foi igualmente confirmada pelo Governo ilhense, para a alegria dos cowboys e amantes deste esporte em toda a região.
Uma cavalgada pelo cinquentenário também foi agendada para a véspera do aniversário do município, mas não há detalhes sobre o percurso a ser realizado e nem tampouco sobre locais de saída e chegada. A única informação disponível é que começará às 09h do dia 14.
O desfile cívico que acontecerá a partir das 09h defronte ao Paço Municipal na data do aniversário deve ser outro grande ponto de encontro da população e visitantes. Fora estes eventos, o Festival de MPB, a Semana do Idoso (realizada esta semana) e a Olimpíada do Idoso que irão desta sexta, 28, até domingo, concursos de Redação e eleição das 7 Maravilhas de Ilha Solteira, fazem parte da programação.
MEMORÁVEL – Ilha Solteira é a responsável por um acontecimento inédito na região neste seu aniversário: o lançamento de um Selo Postal e de um Carimbo que celebram o cinquentenário do Município. A iniciativa possui grande significância do ponto de vista Cultural e Turístico, podendo, num futuro não muito distante, tornar-se objeto valioso para colecionadores dos quatro cantos do país. Desta forma, o lançamento do Selo e o concurso que elegerá As 7 Maravilhas de Ilha Solteira são, de longe, a maior contribuição da Administração 2017/20 ao patrimônio sociocultural do município até agora.
FOTO DA FAPIC – Darley Barros Júnior/Reprodução
Chama no Whats