Muito acima da meta regional, Castilho ainda se preocupa com Vacinação contra Gripe
- 24 de maio de 2019
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoDestaquesSaude e Bem Estar
- 0
Município é destaque regional por sua taxa de cobertura vacinal, mas ainda assim, mantém estratégia para ultrapassar meta do Ministério da Saúde
Restando exatamente uma semana para o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, Castilho é uma das únicas cidades da região Noroeste há um passo de atingir ou até mesmo superar a meta proposta pelo Ministério da Saúde: imunizar 90% de seu público-alvo em 2019.
A boa notícia foi divulgada no final da tarde desta quinta-feira (23) pela enfermeira Sandra Marques – Coordenadora do Programa de Imunização no Município. De acordo com os números disponibilizados ontem, faltam apenas 02% para atingir a meta do Ministério. “Chegamos a 88,01% do público-alvo da campanha deste ano. Até agora, foram vacinados 4.331 pessoas”, comemorou Sandra em nota enviada a nossa redação.
Se esta notícia por si só já é boa, acrescente o fato de que ainda restam sete dias para o encerramento da campanha que vai até a próxima sexta-feira, 31. Este dado permite vislumbrar a possibilidade do Município superar consideravelmente a meta proposta pelo Ministério da Saúde.
DESEMPENHO POR GRUPOS – Na divisão da Meta por grupos prioritários, Sandra destaca que o Município já atingiu os 90%. O grupo das puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), por exemplo, chegou à marca impressionante de 112%. Segundo dados do Ministério da Saúde, este grupo em Castilho possui atualmente 32 mulheres.
Outro grupo que superou a meta foi o dos idosos. Segundo Sandra, 91,20% deles receberam a dose da vacina até o início da tarde desta quinta-feira. A grande surpresa, no entanto, é uma classe que 20 dias atrás preocupava as autoridades de Saúde castilhenses: os professores. Até o dia 06 de maio, apenas 43,94% desta categoria composta por 289 professores havia sido imunizada. Após o alerta feito pela Secretaria Municipal de Saúde, este quadro mudou e ontem Sandra anunciou a cobertura de 100% desta classe.
AINDA FALTA – Apesar do balanço geral ser altamente positivo, a Secretária de Saúde, Janini Nascimento, alerta que três outros grupos ainda não atingiram a meta e continuam preocupando a Administração.
Apesar dos agentes de Saúde estarem visitando e reforçando o pedido, parte das 193 mulheres atualmente grávidas no município ainda não foram imunizadas. Segundo Sandra, apenas 66,32% das gestantes foram vacinadas até a tarde desta quinta-feira.
Os pais também não estando levando seus filhos para vacinar. Até 20 dias atrás, a frequência dos baixinhos era considerada estável, registrando a imunização de 65,60% das 1.340 crianças que se enquadram nos requisitos da Campanha. Mas desde então este número pouco evoluiu, atingindo até agora 78,73% das crianças.
Os cidadãos que sofrem com algum tipo de comorbidade (doenças crônicas, sejam elas cardíacas, neurológicas, imunossupressoras, renais, hepáticas, respiratórias, transplantados e Síndrome de Down), reagiram nos últimos 20 dias, aumentando sistematicamente a taxa de cobertura vacinal. Dos 1.876 pacientes que se enquadram neste grupo, 82,25% foram imunizados até ontem. Até o dia 06 de maio, somente 651 (34,70%) haviam sido vacinados.
“Estamos muito perto de atingir nossa meta e pedimos àqueles que ainda não tomaram a dose da vacina que procurem o Centro Integrado de Saúde em qualquer dia da semana, das 08 às 16h, até o próximo dia 31”, finalizou Janini em novo apelo à população.
Fotos: Ricardo Peixoto/Portal Castilho