Restando 24h para término, Vacinação contra a Gripe atinge 94,09% em Castilho
- 30 de maio de 2019
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoSaude e Bem Estar
- 0
Apenas dois grupos prioritários ficaram pouco abaixo da meta fixada pelo Ministério da Saúde, mas Secretaria considera Campanha bem sucedida no município
O apelo feito pela Secretaria Municipal de Saúde na sexta-feira passada (24) convidando os castilhenses que ainda não haviam sido vacinados gratuitamente contra a Gripe Influenza, surtiu resultados.
Os números da campanha divulgados na tarde desta quinta-feira, 30, apontam cobertura superior a 90% em praticamente todos os grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde.
O dos trabalhadores da Saúde, por exemplo, chegou a 91,49% do público alvo, aplicando 484 doses da vacina. Índice muito superior à meta mínima programada também foi registrado na classe das Puérperas. De acordo com a Direção Regional de Saúde de Araçatuba, 32 mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias deveriam ser vacinadas. Em Castilho, as vacinas foram aplicadas em 37 mulheres desta categoria, atingindo um índice de 115,63% de cobertura.
A consciência dos idosos também foi bastante comemorada pela secretária de Saúde, Janini Nascimento. “Felizmente os nossos idosos entendem a importância da vacina e compareceram em peso para serem imunizados durante a campanha. Na sexta-feira passada mesmo já havíamos atingido a média com mais de 91% desta classe vacinada. Agora, atingimos 96,38% deles, o que provavelmente será o maior índice atingido pelos municípios de nossa região no tempo regular da campanha”. No total, o Centro Integrado de Saúde imunizou 2.288 idosos até a manhã desta quinta-feira.
Ao receber os números oficiais da Campanha no início desta quinta-feira, a prefeita Fátima Nascimento (DEM) engrandeceu o trabalho realizado por todos os profissionais de Saúde e principalmente aos cidadãos pelo excelente exemplo regional e sua preocupação com a própria Saúde. “Prevenção é ainda mais importante que a medicina curativa, que exige maiores sacrifícios. Neste sentido, os castilhenses demonstraram estar em dia com seu bem estar e merecem os nossos mais sinceros elogios”, afirmou Fátima.
Mas nem tudo são rosas. Há pouco menos de 30 dias, divulgamos que a frequência das crianças era considerada estável, registrando a imunização de 65,60% das 1.340 crianças que se enquadram nos requisitos da Campanha. Mas desde então este número pouco evoluiu. Na sexta-feira passada ele chegou a 78,73% das crianças. E agora, restando cerca de 24h para encerrar o período oficial da Campanha Nacional, a taxa de cobertura chegou a 86,49%. “Falta tão pouco para alcançarmos a meta e mesmo tendo intensificado nossa divulgação para que os pais tragam seus filhos, ainda temos 181 crianças que se enquadram nos requisitos mas não foram vacinadas”, lamentou Janini.
A categoria que mais preocupa as autoridades de Saúde, no entanto, é a das gestantes. Segundo o último balanço oficial, apenas 73,58% delas receberam a dose da vacina. Este percentual equivale a exatamente 142 mulheres, num grupo que totaliza 193 futuras mamães.
Apesar destes dois grupos ainda permanecerem abaixo da meta, Janini considera o resultado da campanha excelente. “Em números absolutos chegamos à marca de 94,09% do público-alvo total imunizado. Isso corresponde a 6.241 doses da vacina aplicadas em uma população considerada prioritária que soma 6.633 castilhenses. Ainda estamos confiantes que os pais e as gestantes se conscientizem nessas horas finais e vão até o Centro Integrado de Saúde para receber a dose da vacina e se protegerem contra a gripe”, finalizou a secretária.