A Prefeitura Municipal de Murutinga do Sul também está engajada na campanha nacional de Combate às hepatites. Batizada com o nome de “Julho Amarelo”, a campanha é promovida pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais, em parceria com os municípios brasileiros, para prevenção das hepatites.
“Isso não significa que a prevenção à doença deva ser menor nos demais meses do ano. Muito pelo contrário. A cada dia deve-se aumentar a atenção porque as hepatites virais são as principais causas de câncer no fígado”, alerta o prefeito Gilson Pimentel (PSDB).
O governante do Município tem razão. De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica.
“A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste gratuitamente em qualquer posto de saúde e, no caso positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde”, complementa Gilson.
ONDE FAZER O TESTE – Durante todo este mês, a UBS II “Anatalício de Oliveira” está desenvolvendo atividades educativas de orientação e conscientização da importância dos exames preventivos. Este trabalho tem ocorrido em diferentes frentes, sendo destacadas as orientações realizadas na sala de espera da unidade e também durante as Visitas Domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), orientação e testagem nos grupos de HAS, DM, gestante e NASF.
Caso você ainda não tenha realizado o exame, dirija-se à UBS II durante o horário de atendimento à população, de segunda à sexta-feira.
Chama no Whats