Alunos sentenciados do curso de pintura revitalizam escolas da região
- 29 de julho de 2019
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoEducaçãoGuaraçaíMirandópolis
- 0
Programa ‘Escola Mais Bonita’ incluiu aulas teóricas e práticas para capacitação profissional dos presos, que também têm redução de pena. Melhorias em várias escolas públicas foram feitas durante as férias
Ao retornarem para as salas de aula nesta próxima quarta-feira (dia 31 de julho), milhares de alunos da rede estadual de ensino na região terão uma agradável surpresa: corredores, salas de aulas, pátios, refeitórios, quadras e espaços de lazer estarão melhor iluminados e com uma pintura moderna e agradável aos olhares mais exigentes. Em algumas unidades de ensino, até mesmo carteiras e cadeiras foram restaurados, proporcionando um ambiente mais aconchegante para o aprendizado.
Todo este processo ocorreu durante o período de férias escolares e faz parte do programa ‘Escola Mais Bonita’ – uma iniciativa das Secretarias da Administração Penitenciária (SAP), da Educação e de Desenvolvimento Econômico, cujo objetivo é capacitar profissionalmente os reeducandos e oferecer uma oportunidade de ressocialização. Eles ainda têm redução na pena.
A diretora regional de Educação, Selênia Silvia Witter de Mello, disse à nossa redação que várias escolas estaduais da região passaram por esta “transformação”. Entre elas estão as EEs “Dona Noêmia Dias Perotti”, “Dr. Edgar Raimundo da Costa”, “Professora Marilena Correa Fernandes” (Mirandópolis); “Juventino Nogueira Ramos” (Guaraçaí) e “Armel Miranda” (Castilho). Os trabalhos de revitalização nestas unidades foi realizado por alunos sentenciados que participam do programa ‘Escola Mais Bonita’ na penitenciária “Nestor Canoa”, de Mirandópolis.
Criando novos horizontes – Por trás deste resultado positivo, existe uma programação intensa que preparou os reeducandos para a atividade. Todos os participantes, que cumprem pena em regime semiaberto, passaram por três dias de aulas teóricas antes de colocar a mão na massa.
“Este projeto oferece a oportunidade de ressocialização do preso na sociedade, criando novos horizontes que lhes permitam mudar de vida, ter uma profissão e não voltar para o crime. Enfim, o objetivo é mostrar que o trabalho e o estudo, juntos, tornam possível retornar à sociedade”, comenta Selênia.
Além da vivência, o programa também oferece certificado de conclusão do curso técnico de pintor e 12 horas no projeto são revertidas em um dia a menos de detenção. No total, foram 12 dias.
Pedagogia e redução de custos – A dirigente regional de ensino destaca ainda outros três aspectos favoráveis do projeto, afirmando que essa experiência inédita na região será explorada de maneira pedagógica com os alunos.
“Os alunos ficarão sabendo que nos unimos através deste programa, procurando envolver essas pessoas na nossa sociedade de forma que eles sejam capazes de trabalhar e se reintegrar também”.
Outro ponto frisado por Selênia é que o ‘Escola Mais Bonita’ melhora a distribuição dos recursos da escola, fornecendo mão de obra capacitada e todo o material necessário para os reparos. “Com isso, o dinheiro que seria gasto para manutenção pode ser aplicado em outros benefícios aos alunos”.
O terceiro – mas não menos importante benefício do programa, é a possibilidade de parceria. “Em Castilho, por exemplo, a prefeita Fátima Nascimento não hesitou um minuto sequer ao receber a notícia de que a escola Armel Miranda seria pintada. Após conhecer o projeto, se colocou à disposição para fornecer o transporte diário para os alunos sentenciados do curso de pintura”.
Volta às aulas – Antes que os alunos de toda a região possam retornar às salas de aulas, os professores já estarão trabalhando. Eles começaram nesta segunda e terça-feira (29 e 30) o processo de Replanejamento Escolar, revisando a metodologia aplicada ao longo do primeiro semestre do ano e propondo alterações necessárias para alcançar melhores resultados no processo de ensino.
Enquanto isso, Selênia reforça o papel dos pais na hora de orientar os filhos para o retorno às escolas.
“Quarta-feira, dia 31, é hora de retornar às aulas. Portanto, as famílias devem se preparar para encaminhar os alunos às escolas, separando o material escolar e uniforme dos mais novos, colocando-os para dormir mais cedo, etc.. E fica aqui também o convite para que visitem as escolas pintadas durante as férias para conhecer o ambiente mais aconchegante onde seus filhos estudarão neste segundo semestre. Afinal, a escola pertence a toda a família e será um imenso prazer recebê-los”, finaliza a dirigente.