Pouco após encaminhar documento à prefeitura de Andradina solicitando agilidade na instalação de uma ponte sobre o Córrego Figueira e a atenção do Município para a poluição do mesmo (leia matéria sobre o assunto em: http://jornalportaldenoticias.com.br/2019/08/30/rodarte-pede-agilidade-na-construcao-de-ponte-figueira-e-denuncia-poluicao-ambiental/), o vereador andradinense Rodarte Silva dos Anjos (Patriotas) encaminhou um novo Requerimento à prefeita Tamiko, desta vez solicitando a intervenção da CETESB no caso.
O foco do vereador agora é a crescente poluição do córrego, conforme o relatado por ele em seu Requerimento:
“O mesmo se encontra em condições precárias, devido ao grande volume de poluentes que é despejado no mesmo”. Ainda segundo ele, tais poluentes “podem ser de origem da Lagoa de Decantação que recebe dejetos dos bairros Conjunto Habitacional Otavio Minholli e Jardim São Lourenço, que segundo informações, a mesma esta em processo de desativação”.
TENTATIVA FRUSTRADA – Na busca de uma solução imediata para o problema ambiental que afeta todas as famílias e animais do entorno, o vereador Rodarte entrou em contato tanto com a Secretaria de Meio Ambiente do município de Andradina quanto com a empresa Águas Andradina, solicitando informações sobre as condições atuais do córrego. Porém, até a data em que o Requerimento do vereador foi discutido e aprovado pelo plenário da Câmara, nem a Secretaria nem a empresa haviam apresentado alguma manifestação sobre o problema.
Por conta disso, em seu novo pedido, Rodarte vai além da alçada municipal, solicitando à prefeitura que entre em contato com o Sr. Erico Cristiano Vidal, Gerente da CETESB de Dracena, sugerindo que este determine aos setores competentes a possibilidade de realizar “uma completa Vistoria e Realização de Análise da Água, visando saber as reais condições que se encontra o referido córrego”.
No documento enviado à Administração no final do mês passado, o parlamentar já havia tentado sensibilizar as autoridades municipais sobre a necessidade de uma vistoria completa e, se possível, a limpeza daquele curso d’água e suas margens, além da fixação de placas com alertas sobre a manutenção da limpeza na área.
Chama no Whats