O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizará nesta sexta-feira (10), a partir das 9h, a cerimônia de posse dos Conselheiros Tutelares eleitos pelas eleições realizadas em outubro do ano passado. A solenidade será realizada na Câmara Municipal dos Vereadores da Estância Turística de Pereira Barreto e é aberta para participação de toda a população.
PROCESSO INOVADOR
O processo de eleição dos conselheiros tutelares teve início em março de 2019, com vários procedimentos tais como reuniões, abertura do edital, análise de documentos, prova e eleição. O CMDCA foi o responsável por todo o processo eleitoral, contando com o total apoio da Prefeitura Municipal.
Durante todo este processo, o CMDCA, com total apoio da prefeitura pereira-barretense, ganhou destaque regional devido à ampla divulgação da eleição, utilizando principalmente as tecnologias da informação para tornar cada candidato conhecido pelos eleitores através de sites e outros recursos de mídia que incluíram até mesmo vídeos e currículos pessoais dos pleiteantes ao cargo.
Todos os procedimentos foram acompanhados e fiscalizados pelo Ministério Público do Estado de São Paulo. A partir da posse, os novos conselheiros estarão efetivamente atuando nas suas funções.
A ELEIÇÃO
Ao todo, 1.894 pessoas depositaram seus votos, em um total de 1.890 votos válidos. Foram eleitos os cinco candidatos mais votados, sendo eles: Ariane dos Passos Nascimento, Jair Renan Alves, Gisele Peixoto Ribeiro, Eduardo Canevari Júnior e Valéria dos Santos Felipe.
CAPACITAÇÃO
Desde que os resultados finais da eleição foram anunciados, o CMDCA está realizando capacitações continuadas junto aos novos membros do Conselho Tutelar e da Rede Socioassistencial de Atendimento às Crianças e Adolescentes do município.
O Conselho Tutelar é um órgão responsável por zelar e fazer cumprir os direitos das crianças e dos adolescentes segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Ele é importante, pois, em situações de vulnerabilidade pessoal e social das crianças e adolescentes, como abandono, negligência, exploração, violência, crueldade e discriminação, é ele que a sociedade aciona para proteger as crianças.
Chama no Whats