Câmara de Murutinga inaugura Galeria Rosa às mulheres que fizeram história no Legislativo

MURUTINGA DO SUL – A Câmara Municipal de Murutinga do Sul realizou, na noite da última sexta-feira,26 de junho, uma emocionante Sessão Solene em homenagem às mulheres que exerceram mandato de vereadora no município.

A cerimônia marcou também a inauguração da Galeria Rosa, espaço permanente criado para preservar a memória e reconhecer a contribuição feminina para a história política e legislativa da cidade.

A solenidade teve início com a composição da mesa de autoridades, seguida pela execução dos hinos Nacional e do Município. Na sequência, as ex-vereadoras homenageadas receberam flores e foram convidadas, juntamente com as autoridades e o público presente, a se dirigirem ao hall de entrada da Câmara para o ato simbólico de descerramento da Galeria Rosa, onde passam a constar as fotografias e o período de mandato de todas as mulheres que já integraram o Poder Legislativo de Murutinga.

A iniciativa foi proposta pela vereadora Daniela Fachini Beccaria. Em seu pronunciamento, Daniela destacou a importância de reconhecer o legado das mulheres que abriram caminhos na política local. A parlamentar fez uma homenagem individual a cada uma das ex-vereadoras, lembrando suas trajetórias, conquistas e o compromisso demonstrado durante os respectivos mandatos.

Foram homenageadas Ilda Caetano Louzada (primeira mulher vereadora da cidade eleita para o mandato 1989 a 1992), Regina Neife Jordão de Paiva (vereadora por 4 mandatos seguidos de 1997 a 2012), Vera Lúcia Pandin de Sá (vereadora por 2 mandatos de 1997 a 2000 e de 2005 a 2008), Luciana Hernandes Duarte (2017 a 2020), Maria Rosalina Beccaria Calestini (2017 a 2020), Anuxa Sales (2021 a 2024), Maria Ribeiro dos Santos (2021 a 2024), e a atual vereadora Daniela Fachini Beccaria.

A ex-vereadora Meires Helena Assis (eleita em 2016 e reeleita em 2020), que faleceu precocemente no início de seu segundo mandato legislativo, foi representada durante a solenidade por sua mãe Rosalina, em um dos momentos mais emocionantes da noite.

A homenagem arrancou aplausos do público e simbolizou o reconhecimento da Câmara Municipal pela dedicação e legado deixados por Meires na vida pública de Murutinga do Sul.

Representando o Poder Legislativo, o vereador Fábio Dejavit parabenizou todas as homenageadas e fez um reconhecimento especial à autora da proposta, destacando a sensibilidade da vereadora Daniela ao idealizar uma homenagem que eterniza a participação feminina na história política do município.

O prefeito Cristiano Eleutério também participou da cerimônia e relembrou o período em que exerceu mandato como vereador, oportunidade em que atuou ao lado de algumas das homenageadas, entre elas Luciana Duarte, Maria Rosalina Beccaria Calestini e Meires Helena Assis. Em sua fala, ressaltou a dedicação, a competência e a importante contribuição de cada uma delas para o desenvolvimento de Murutinga do Sul.

Encerrando os pronunciamentos, o presidente da Câmara, Maurício de Freitas, parabenizou a vereadora Daniela pela iniciativa e ressaltou que a Galeria Rosa representa um importante reconhecimento ao papel da mulher na sociedade e na política, incentivando cada vez mais a participação feminina nos espaços de decisão.

NOSTALGIA – Um dos momentos mais marcantes da noite aconteceu quando as homenageadas voltaram a ocupar a Tribuna da Câmara Municipal. Em meio a lembranças, emoção e gratidão, compartilharam histórias de seus mandatos e reviveram a experiência de representar a população murutinguense.

O clima foi de nostalgia, reconhecimento e celebração, com todas demonstrando profunda satisfação por terem suas histórias eternizadas para as futuras gerações.