Uniarte prepara dois novos espetáculos teatrais
- 20 de setembro de 2018
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoCulturaIlha SolteiraTrês Lagoas-MS
- 0
Projeto patrocinado pela CTG Brasil apresentará nova peça em oito cidades de quatro Estados; Castilho será uma delas
O projeto Uniarte – uma ação de formação e difusão cultural baseada nas artes integradas, tendo o teatro como mote, anunciou no início desta semana que está finalizando os preparativos para um de seus novos projetos: uma contação de história que será apresentada nas próximas edições da “Manhã Literária”, que acontecerá na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, a partir da próxima sexta-feira, dia 28.
O trabalho mais recente do grupo é “O Rouxinol e o Imperador”. Na história, um imperador, que adora colecionar objetos preciosos e belezas naturais, se encanta com o canto de um rouxinol. No entanto, quando ele ordena que capturem a ave para que só ele possa apreciar seu canto, o rouxinol deixa de cantar. Revoltado, o imperador prende-o no porão como castigo e, a partir daí, sua vida e de seus súditos não serão mais as mesmas. “O Rouxinol e o Imperador” é baseada na clássica história do autor e poeta dinamarquês Hans Christian Andersen.
EM ANDAMENTO – Além da nova contação, o grupo Uniarte anunciou também que está trabalhando na montagem do espetáculo teatral “Contos Lá da China”. Nesta peça, um mestre de cerimônias do Teatro Chinês relembra histórias milenares da Antiga China para mostrar que, apesar do tempo e da distância, somos povos muito parecidos e que buscamos, basicamente, as mesmas coisas: amor e felicidade. “Contos Lá da China” é um espetáculo com concepção e direção-geral de Paulo Jordão, orientação de atores de Melissa Nascimento, produção musical de Bruno Rodrigo Nogueira e coreografia de Gabriela Arriagada. No elenco estão Ayla Camillo, Beatriz Aranha, Brian Costa, Jhúlia Vitória Santos, João Arthur Nunes, Laura da Hora, Luana Guimarães, Lucas de Lima, Quézia Rodrigues e Rafaela Barreto.
TURNÊ EM 04 ESTADOS – O espetáculo “Contos Lá da China” ainda não está pronto, mas sua agenda primária de apresentações já está definida. Segundo divulgado pela Uniarte, a peça será apresentada em Ilha Solteira e mais sete cidades próximas de hidrelétricas operadas pela empresa: Caçu e Itarumã/GO, Cerro Negro e Abdon Batista/SC, Três Lagoas/MS e Selvíria/MS e, é claro, também em Castilho/SP. As datas, horários, locais e quantidade de apresentações em cada município ainda não foi anunciada.
PATROCÍNIO – A produção de qualquer espetáculo cultural no Brasil é extremamente cara, sobretudo quando o grupo tem por objetivo apresentar-se em várias cidades e Estados do País. Para contornar este problema, o projeto Uniarte, que é uma ação realizada pelo Ministério da Cultura e a Brigueiro Participações e Serviços Teatrais, está contando com o patrocínio imprescindível da CTG Brasil – companhia de origem chinesa que opera as hidrelétricas Ilha Solteira e Jupiá, dentre outras em todo o País. A participação da CTG Brasil nestes projetos ocorre através da Lei Rouanet, principal responsável pelo forte impulso na produção cultural brasileira desde sua aprovação.
O projeto Uniarte de Ilha Solteira conta com alunos bolsistas que frequentam oficinas multidisciplinares de formação na área de teatro, música e dança, que acontecem às terças e quintas-feiras, das 16h às 19h, no Espaço Melissa & Paulo Teatro.