Apesar do bom desempenho, por que Jamil não se elegeu?
A região Noroeste do Estado de São Paulo tem muito que lamentar após o resultado final da eleição nacional deste último domingo (07), quando mais de vinte milhões de eleitores foram às urnas estaduais para escolher seus representantes na presidência, senado, congresso nacional, governo e assembleia legislativa.
Representante único desta vasta região, o ex-prefeito andradinense Jamil Ono (atualmente no Patriotas), não conseguiu conquistar a tão sonhada cadeira de Deputado Estadual. E olha que não faltou empenho de sua parte nesta empreitada. Em todo o Estado, ele obteve um total de 31.157 votos de confiança, confirmando que todos os municípios do entorno de Andradina reconhecem a eficiência de seus 08 anos de governo na maior cidade de nossa região.
No Estado, o Patriotas contabilizou impressionantes 313.957 votos para o Legislativo Paulista, o que representa 1,51% do total válido apurado no pleito. Neste cenário, os mais votados da legenda foram Paulo Correa Jr. (único eleito com 46.438 votos obtidos), Suéllen Rosim (36.049 votos, não eleita) e, em terceiro lugar, Jamil Ono, também não eleito.
Para chegar a estes números, Jamil se virou nos 30. Foi ele o único candidato em campanha pela região como Deputado Estadual a exibir santinhos com apoio de lideranças políticas de praticamente todos os partidos conhecidos. Este prestígio se deve à ampla experiência como ex-prefeito de Andradina, onde sua diplomacia e incessantes viagens às capitais estadual e federal renderam milhões de Reais em verbas públicas destinadas às mais variadas obras. Prova disso é que, mesmo sendo petista, Jamil foi o prefeito da região que mais obteve recursos junto ao Governo do Estado, então chefiado pelo principal adversário político de sua legenda nos pleitos locais e nacionais: o PSDB.
Mas sua campanha não se limitou ao apoio de grandes nomes da política nacional. Jamil também percorreu a região firmando parcerias com diferentes partidos em busca de apoio. Foi a somatória destas duas estratégias eficientes que lhe renderam grande chance de alcançar o objetivo final. Agora, o que toda a região está se perguntando é: o que deu errado, então?
Na tentativa de responder esta pergunta, a reportagem do JORNAL PORTAL DE NOTÍCIAS analisou o resultado das urnas em 12 cidades da região. Os números são reveladores e refletem algumas tendências perturbadoras dos eleitores em relação às intenções dos candidatos.
Esta série de reportagens está dividida em outras três partes e ajudará o leitor a entender um pouco mais sobre o cenário político regional. Por isso, leia atentamente cada informação que coletamos em dados divulgados pelo TSE e disponibilizados pelo Placar das Eleições do site UOL. Boa leitura!
CONFIRA A SEQUÊNCIA CORRETA DAS PRÓXIMAS REPORTAGENS DESTE ESPECIAL:
- Mapa regional da eleição elenca municípios que mais acreditaram em Jamil
- 1ª TENDÊNCIA – região registrou quase o dobro de ausências em relação à média estadual
- 2ª TENDÊNCIA – Eleitores que desconheciam propostas, anularam seus votos