Mapa regional da eleição elenca municípios que mais acreditaram em Jamil
Como era de se esperar, Andradina – maior colégio eleitoral da região e também cidade governada 08 anos pelo candidato, foi responsável por quase 50% dos votos recebidos por ele no último domingo. Dos 27.887 andradinenses que foram às urnas, 14.792 reafirmaram sua confiança em Jamil. Este número representa 53,04% dos votos válidos que a Terra do Rei do Gado deu a candidatos que disputavam vaga na Assembleia Legislativa.
Dentre as 12 cidades analisadas, Castilho surge em segundo no ranking de votos atribuídos ao Patriota. Dos 9.290 eleitores que foram às urnas castilhenses, 3.343 confiaram na representatividade de Jamil. No município, este número equivale ao atribuído pelos eleitores ao segundo ou terceiro candidato à cadeira do Executivo, dependendo da quantidade de pleiteantes ao cargo. Para o leitor entender o excelente desempenho de Jamil nas urnas do município, Davi Zaia (PPS), segundo candidato a Deputado Estadual no ranking de votos local, contabilizou 650 votos. Dentre todos pleiteantes à cadeira Legislativa Estadual que receberam votos no município, foi Jamil quem ficou com 35,98% da preferência.
O resultado em Guaraçaí foi igualmente importante para o Patriota. Lá, 1.333 votos (31,85% do total válido para deputado estadual) foram atribuídos a Jamil. Na Terra do Abacaxi, 4.185 eleitores foram às urnas.
Já em Mirandópolis, ele obteve 1.211 votos, o que corresponde a 10,42% do total destinado pelos mirandopolenses aos pleiteantes a vagas no Legislativo Estadual. Na Cidade Labor, Jamil foi o segundo candidato a Deputado Estadual mais bem votado.
A 5ª cidade que mais contribuiu com votos para Jamil foi Murutinga do Sul. Lá, ele contabilizou 965 votos sendo o mais votado no município (41,33% do total atribuído pelos murutinguenses ao Parlamento Estadual). Na cidade, 2.335 eleitores foram às urnas neste pleito.
A próxima cidade na composição dos votos regionais de Jamil foi a bela Estância Turística de Ilha Solteira. Com 752 votos, ele foi o 4º candidato mais bem votado na disputa para Deputado Estadual. Na Capital da Cultura, 12.145 eleitores compareceram às urnas.
Outro município que surpreendeu na quantidade de votos foi Nova Independência. Ali, 472 eleitores votaram em Jamil Ono, totalizando 23,71% dos votos independentinos válidos para a cadeira Legislativa Estadual. Na cidade mais próspera da região, 2.759 eleitores foram às urnas neste 1º Turno.
Itapura surge em 8º lugar no ranking de votos conquistados por Jamil na região analisada por nossa reportagem. Lá, ele também foi o candidato a Deputado Estadual líder de votos, obtendo o aval de 414 itapurenses (18,22% do total). A cidade possui 3.852 eleitores aptos a votar, mas apenas 2.272 deles foram às urnas.
Em Lavínia, 2.545 cidadãos foram votar. Destes, 242 escolheram Jamil Ono como seus representantes na Assembleia Legislativa do Estado. O número corresponde a 9,51% do total de votos atribuídos aos candidatos a Deputado Estadual naquele município, onde Jamil foi o terceiro colocado nas urnas.
Já na Estância Turística de Pereira Barreto, o candidato do Patriota conquistou 199 votos, que representam apenas 1,65% do total que os 12.029 munícipes que compareceram às seções de votação deram aos candidatos do Legislativo Estadual. No ranking dos candidatos que mais receberam votos dos pereirabarretenses, Jamil foi o 12º colocado, revelando uma pulverização de votos pouco comum na região.
Guararapes ocupa a penúltima posição entre as cidades analisadas que mais contribuíram para o desempenho de Jamil Ono neste pleito. A exemplo de Pereira Barreto, ali ele ficou muito abaixo no ranking de preferência dos eleitores: 16º colocado, recebendo apoio de apenas 140 votantes (0,92%).
Valparaíso finaliza nossa análise regional, registrando apenas 113 votos para Jamil. Assim como em Guararapes, o candidato foi o 16º na preferência dos 9.723 eleitores que compareceram para votar.
Na soma geral destas 12 cidades, Jamil Ono recebeu um total de 23.976 votos. Os quase 7 mil outros votos foram conquistados em diferentes partes do Estado.