Vários prefeitos de nossa região participaram de uma reunião no Ministério da Agricultura para tratar de um assunto que, segundo estudos técnicos, pode aumentar a possibilidade de venda de vários produtos em diferentes cidades, sem que estes tenham que ter sua qualidade testada e aprovada em cada uma delas.
Os prefeitos das 16 cidades que integram o CIENSP (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo), que atualmente é presidido pelo ilhense Otávio Gomes (DEM), pediram que o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), hoje restrito ao Município de origem do produto, tenha a validade ampliada para a região.
O SIM é uma espécie de “selo” que atesta a qualidade dos produtos que estarão disponíveis nos comércios do município, como os de origem animal (ovos, leite, etc…). Ele é semelhante ao SIF (Serviço de Inspeção Federal). A diferença é que o primeiro tem validade local e, o segundo, nacional.
A proposta apresentada por eles ao Ministério da Agricultura, é que este “selo” tenha sua validade ampliada e aceita em todas as cidades-membros do Consórcio regional, facilitando a comercialização dos produtos sem prejudicar os consumidores. “Desta forma, um produtor de Ilha Solteira, por exemplo, poderá vender seus produtos para várias cidades, com a qualidade garantida. É bom para o produtor e, também, para o consumidor”, disse Gomes.
Importante destacar aqui que o Ciensp reúne os municípios de Ilha Solteira, Andradina, Bento de Abreu, Castilho, Guaraçaí, Guararapes, Itapura, Lavínia, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Independência, Pereira Barreto, Rubiácea, Sud Mennucci, Suzanápolis e Valparaíso. Juntos, estes municípios possuem uma das maiores áreas produtoras de variados itens de origem animal e vegetal no Estado de São Paulo.
Segundo a Assessoria de Imprensa da prefeitura de Ilha Solteira, o Ministério da Agricultura analisará a demanda dos prefeitos e, e breve, deve emitir um posicionamento sobre sua viabilidade.
Chama no Whats