Trinta e duas cidades da nossa região devem dirigir-se aos cartórios eleitorais de seus respectivos municípios ou unidades do Poupatempo para realizar o cadastramento biométrico que passa a ser obrigatório em todo o Brasil na próxima eleição (2020). Na lista divulgada esta semana pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, constam exatamente 596,8 mil eleitores que precisam regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral.
Quem não realizar o cadastramento biométrico, terá seu título cancelado e, com isso, ficará proibido de fazer empréstimos em bancos oficiais, ocupar vagas em concursos públicos ou tirar passaportes e CPFs, além de outras restrições.
Dentre as cidades mais próximas que precisam regularizar a situação estão Castilho (14.664 eleitores), Andradina (44.347), Pereira Barreto (20.501), Ilha Solteira (21.425), Itapura (3.859), Guaraçaí (6.801), Murutinga do Sul (3.592) e Mirandópolis (20.213. Nova Independência já completou o cadastramento obrigatório no ciclo realizado entre 2017/2018.
COMO REGULARIZAR – Os eleitores podem optar entre os cartórios eleitorais ou Poupatempo que disponha de serviços eleitorais. Em ambos casos é necessário fazer o agendamento prévio. Quem optar pelos cartórios, deve acessar o site do TRE-SP para agendar: www.tre-sp.jus.br. Se a opção for o Poupatempo, basta entrar no site do órgão. Em ambos casos, ter o título eleitoral em mãos agiliza todo o processo.
O prazo final para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral varia de cidade para cidade. Em Ilha Solteira e Itapura, ele termina em 29 de novembro deste ano; em Andradina, Castilho, Guaraçaí, Mirandópolis, Murutinga do Sul e Pereira Barreto, termina em 19 de dezembro.
FOTO: Ilustração
Chama no Whats