REGIÃO – Aconteceu na manhã desta sexta-feira (22), em Pereira Barreto, mais um encontro estratégico dos municípios membros do CIENSP – Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo. Presidido pelo prefeito ilhense Otávio Gomes (DEM), o consórcio reúne também os chefes do Executivo de Andradina, Bento de Abreu, Castilho, Guaraçaí, Guararapes, Itapura, Lavínia, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Independência, Rubiácea, Sud Mennucci, Suzanápolis, Valparaíso e, é claro, a cidade-sede do encontro: Pereira Barreto e a de seu presidente, Ilha Solteira.
Durante horas, os prefeitos discutiram demandas de interesse comum entre os municípios, abordando temas nas áreas de Saúde, Turismo e Meio Ambiente. Entre os vários pontos abordados, destaque para a realização de mutirões regionais de cirurgias eletivas. “Já estamos fazendo alguns e eles tem mostrado resultados positivos. São eficientes para diminuirmos as filas de espera por cirurgias. Por isso, eles podem ser ampliados”, disse o prefeito Otávio Gomes.
TURISMO – A prefeita castilhense Fátima Nascimento (DEM) noticiou logo após o término do encontro que uma outra proposta promissora e de grande interesse para Castilho foi sugerida durante a reunião. Trata-se da criação de uma câmara técnica para tratar especificamente de assuntos relacionados ao Turismo Regional. A ideia, segundo noticiado pela Assessoria de Comunicação de Fátima, é a formação de ‘uma nova Instância de Governança Regional’, seguindo orientações do Ministério do Turismo.
Sobre este assunto, a prefeita castilhense destacou como principal vantagem o uso do consórcio na captação de recursos para os Municípios junto ao Governo Federal, desde que estes estejam dentro do Mapa do Turismo e atuem em conjunto.
Atualmente, sete cidades da região estão dentro deste mapa e, juntos, tem potencial para requisitar até R$ 1,8 milhão em investimentos no Turismo. Estes municípios são Castilho, Andradina, Itapura, Pereira Barreto, Ilha Solteira, Sud Mennucci e Suzanápolis.
Apesar da boa aceitação da ideia entre os municípios-membros do CIENSP, a expectativa é que a proposta siga para deliberação apenas numa próxima reunião com data ainda a ser divulgada.
Chama no Whats