“Unicórnio”, com Patrícia Pillar, abre o Festival Filmes Premiados do Ponto MIS
- 6 de maio de 2019
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em ArtesCinemaCulturaIlha Solteira
- 0
Outros três filmes de grande repercussão nos principais festivais de cinema nacionais e internacionais serão exibidos gratuitamente nos próximos finais de semana
Neste mês de maio, o Ponto MIS de Ilha Solteira promove o Festival Filmes Premiados. Trata-se de uma seleção de longas-metragens nacionais que tiveram marcantes passagens pelos mais famosos festivais de cinema do Brasil e do mundo. O Ponto MIS é uma parceria entre a Prefeitura de Ilha Solteira, por meio do Departamento de Cultura, a Fundação Cultural de Ilha Solteira e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS).
O longa “Unicórnio”, com Patrícia Pillar, abriu o Festival neste sábado, 04, a partir das 20 horas, no Cine Paiaguás, com entrada gratuita para qualquer cidadão com idade acima de 10 anos. O filme é baseado na obra de Hilda Hist, com direção de Eduardo Nunes, e esteve no 19º Festival do Rio, 2017 – Première Brasil, e no Festival de Berlim, 2018 – Mostra Generation.
O Festival Filmes Premiados do Ponto MIS de Ilha Solteira continua nos próximos sábados deste mês de maio, sempre às 20h e com entrada franca. Neste final de semana (dia 11), a atração será “Pela Janela”, com Magali Biff vivendo o papel de Rosália, uma operária que dedicou a vida ao trabalho em uma fábrica de reatores na periferia de São Paulo. Ao ser demitida e já com 65 anos, é consolada pelo irmão com quem vive. Para animá-la, o irmão decide viajar com ela de carro para Buenos Aires, onde ela conhece um mundo bastante diferente de sua vida cotidiana.
No sábado seguinte (dia 18), o cartaz é “As Duas Irenes”, com Marco Ricca e Susana Ribeiro. A trama conta a história de Irene (Priscila Bittencourt), que um dia descobre que seu pai tem uma filha fora do casamento, também chamada Irene e com a mesma idade dela. Revoltada, ela passa a se aproximar da meio-irmã e da mãe dela, sem revelar sua identidade. Começa aí uma história de cumplicidade e da descoberta da sexualidade.
E para fechar o pacote deste mês, no dia 25, será exibido “Fala Comigo”, com Denise Fraga. O filme não é recomendado para menores de 14 anos. Ele conta a história de Diogo, um rapaz com estranho fetiche: ele sente prazer ao ligar para as pacientes de sua mãe Clarice (Denise Fraga), que é terapeuta. É deste modo que ele conhece Ângela, uma mulher de 43 anos que acaba de se separar do marido. Ambos iniciam uma complicada relação pelo telefone, repleta de curiosidade e de silêncio.
Sobre o programa – O programa Ponto MIS é realizado em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS). Seu objetivo é levar sessões de cinema gratuitas, promovendo o acesso ao cinema e formação de público, com programação que inclui não apenas filmes, mas também oficinas realizadas pelo Núcleo Educativo do museu. As sessões gratuitas de cinema acontecem todos os sábados, no Cine Paiaguás, e as oficinas são oferecidas bimestralmente, na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand.