Segunda fase da OBMEP 2019 mobilizará 619 alunos em 08 cidades da região
- 27 de setembro de 2019
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em EducaçãoProvas e ConcursosRegião
- 0
As provas acontecem neste sábado em 09 locais diferentes. Andradina e Ilha Solteira concentram mais de 50% dos competidores
As provas da segunda fase da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) acontecem neste sábado, 28, pontualmente às 14h30, em todas as cidades da região.
Nos 08 municípios que compõem a área de cobertura do JORNAL PORTAL DE NOTÍCIAS, um total de 619 alunos estão classificados para participar das provas. Respectivamente, os estudantes de Andradina e Ilha Solteira lideram o ranking dos municípios com maior número de classificados para esta etapa e, juntos, eles somam mais que a metade dos competidores.
O objetivo principal da OBMEP é estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes. Alunos inscritos em escolas públicas municipais, estaduais e federais, ou em escolas privadas brasileiras (do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio) podem participar da OBMEP 2019. A inscrição é feita somente pelas escolas, que indicam quantos alunos irão participar da 1ª Fase da Olimpíada.
Os alunos que participam da OBMEP são divididos em três níveis:
- Nível 1 – estudantes de 6º ou 7º anos do Ensino Fundamental
- Nível 2 – estudantes de 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental
- Nível 3 – estudantes do Ensino Médio
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 6º ou 7º anos devem ser inscritos para as provas do Nível 1. Alunos de EJA do 8º ou 9º anos devem ser inscritos para as provas no Nível 2 e os de Ensino Médio, para as provas de Nível 3.
Nesta 2ª Fase, os alunos responderão uma prova discursiva contendo 6 (seis) questões, também diferenciadas por níveis, aplicada em centros escolhidos pela OBMEP.
A lista dos premiados será divulgada em 3 de dezembro de 2019, no site http://www.obmep.org.br/. Serão premiados alunos, professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação pelos melhores desempenhos nesta edição.
Confira agora como será a disputa em nossa região:
Em Andradina, um total de 195 alunos entre os níveis 01 e 03, participarão das provas na Escola dr. Álvaro Guião. Além destes, 01 aluno do Colégio Stella Maris fará a prova na EE Armel Miranda, de Castilho, e 10 detentos realizarão a prova na Penitenciária de Andradina. Confira a quantidade de alunos por unidade de ensino: Alice Marques da Silva Rocha (25 alunos), dr Álvaro Guião (17), dr Augusto Mariani (43), Francisco Teodoro de Andrade (33), João Brembatti Calvoso (47), João Carreira (10), ETE Sebastiana Augusta de Moraes (12), SESI 025 Centro Educacional (04), Colégio Stella Maris (05*) e Penitenciária de Andradina (10).
Em Castilho, 91 alunos se reunirão na Escola Armel Miranda para participar da segunda fase da Olimpíada. Tais alunos virão das seguintes unidades escolares: Armel Miranda (55), Prof. Dário Giometti (28) e EMEIEF Profa. Maria Dauria Silva Oliveira (08).
Já no município de Guaraçaí, a escola Juventino Nogueira Ramos foi a escolhida como Centro de Aplicação das provas desta segunda fase que reunirá 34 alunos, sendo 04 do Colégio Dinâmico de Guaraçaí e 30 da própria escola Juventino Nogueira Ramos.
Alunos de 08 escolas de Ilha Solteira também irão participar das provas neste sábado. No total, a FEIS/UNESP receberá 132 estudantes dos níveis 1, 2 e 3 que representam as escolas: Arno Hausser (34), EE de Urubupungá (19), Colégio Euclides da Cunha (06), IFSP – Câmpus Avançado Ilha Solteira (11*), Colégio Pré-Universitário Ilha Solteira (09), ETE de Ilha Solteira (19*), Instituto de Educação e Cultura do Oeste Paulista (10*) e Profa. Léa Silva Moraes (24). Dentre todos estes, 02 realizarão a prova em Pereira Barreto, 01 em Selvíria e 01 em Castilho.
Em Itapura, a escola dr. Paulo Grassi Bonilha é a única participante desta segunda etapa e, por isso mesmo, receberá os 20 alunos classificados no município para esta segunda etapa da Olimpíada.
Murutinga do Sul têm 20 alunos classificados para esta segunda fase da Olimpíada, sendo todos eles do colégio Padre Anchieta, mesmo local onde os estudantes serão avaliados neste sábado.
Na cidade de Nova Independência, as provas serão aplicadas a 29 educandos na escola Profa. Zilda Prado Paulovich, na qual foram classificados 12 alunos. Além deles 17 estudantes representam a EMEF Gildo Pereira.
Encerrando a lista dos concorrentes desta edição da OBMEP nas cidades que integram o rol de cobertura do JORNAL PORTAL DE NOTÍCIAS, está a Estância Turística de Pereira Barreto. Lá, serão 87 competidores que se reunirão na escola Agnes Liedtke, de onde foram classificados 30 alunos, além dos classificados na Cel Francisco Schmidt (19), dr. Mitsusada Umetani (33) e Colégio XI de Agosto (05).