Rotaract mobiliza Castilho em nova edição da campanha “Uma Mecha Por Um Sorriso”
- 26 de outubro de 2019
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoDestaquesEventosRegiãoSaude e Bem EstarSocialTrês Lagoas-MS
- 0
Voluntários de cidades vizinhas interessados em doar suas mechas também podem participar. Perucas serão confeccionadas em outro grande projeto realizado em Três Lagoas-MS
Pelo segundo ano consecutivo, os jovens membros do Rotaract Club de Castilho está unindo forças com cabeleireiros e outras empresas parceiras do município visando a realização de um grande ato de amor ao próximo: a Campanha “Uma Mecha Por Um Sorriso”.
A iniciativa reúne dezenas de cabeleireiras do município que permanecerão na Praça da Matriz de Castilho das 08h às 12h deste domingo (27), atendendo todos aqueles que desejarem cortar e doar 10cm ou mais de seus cabelos para a campanha.
PARCERIAS – As mechas de cabelos coletadas serão encaminhadas ao Hospital Auxiliadora de Três Lagoas – MS, onde serão confeccionadas perucas a serem doadas a mulheres que necessitarem das mesmas. O objetivo é elevar a autoestima destas mulheres, fragilizadas pela queda do cabelo, comum em vários tipos de tratamento contra o câncer.
“O Hospital Auxiliadora de Três Lagoas, já vem realizando este tipo de tratamento desde 2008. Ele faz o tratamento tanto de mulheres, quanto homens adultos. Os casos mais comuns são os de câncer de mama, câncer de colo uterino, colo retal e abdômen. Lá são realizados tratamentos com Quimioterapia, Branquinha e Hormonioterapia em 150 pacientes com diagnóstico comprovado”, explica a rotaractiana Karine Almeida.
As perucas confeccionadas com a doação dos cabelos, serão destinadas a um outro projeto que existe na cidade e que tem parceria com o hospital: serão produzidas por uma equipe do estabelecimento penal feminino de Três Lagoas.
“Este projeto é orquestrado desde 2016 pela cabeleireira Ângela Fernandes, que desde aquele ano já realizaram a doação de mais de 100 unidades de perucas ao Hospital Auxiliadora, que são repassados a pessoas que realizam o tratamento no mesmo”, completa Karine.
ETAPAS – A mobilização que acontece na manhã deste domingo é, na verdade o encerramento da campanha que se dividiu em duas partes. Na etapa de captação os rotaractianos castilhenses recolheram as mechas que já cortadas e disponíveis nos cabeleireiros locais.
“A grande maioria dos cabeleireiros tendem a guardar cabelos quando são peças grandes. Por isso, no dia 15 de outubro demos início a essa primeira etapa, recolhendo as mechas já cortadas e guardadas”, esclarece Karine.
A segunda etapa conta com o apoio de vários cabeleireiros locais que prontamente atenderam o chamado do Rotaract para este projeto de enorme validade para todos aqueles que precisam. Além deles e dos voluntários rotaractianos, outras empresas como a construtora LRV, a RedePas e Sorveteria Pingo de Neve, por exemplo, estão contribuindo com a divulgação e apoio técnico e, a Prefeitura com a liberação do espaço para realização do mutirão de cortes.
APOIO EXTERNO – Como a solidariedade e os atos de amor ao próximo não possuem fronteiras, o Rotaract Castilho também está aceitando as doações de mechas daqueles que não residem em Castilho mas se sentiram sensibilizados e desejam contribuir. Para isso, basta enviar a mecha com 10cm ou mais para o endereço: rua Osório Junqueira, 834, Centro, Castilho-SP, CEP: 16.920-000, aos cuidados do Rodrigo Carvalho. Caso haja alguma outra dúvida quanto a prazos para esta iniciativa, entrega ou possibilidade de coleta, o Rodrigo também estará disponível no WhatsApp +55 18 99171-3395.