O diretor de Turismo da Estância Turística de Pereira Barreto, Fernando Yabuuti, esteve em São Paulo na semana passada, representando as 10 cidades da Noroeste que compõem a Região Turística Pantanal Paulista, num importante encontro entre o Governo do Estado e membros de quatro RTs do interior.
Além de Yabuuti (RT Pantanal Paulista), também participaram do encontro representantes das Rotas Turísticas Maravilhas do Tietê, Entre Rios e Tietê Vivo. Ao todos, esses grupos somam cerca de 970 mil habitantes, em 45 municípios, compreendendo uma área equivalente a aproximadamente 7% de todo o território do estado de São Paulo.
Um dos pontos altos debatido na reunião foi a necessidade de redução do custo do pedágio, para turistas, entre São Paulo Capital e o Noroeste Paulista, principalmente nas rodovias Washington Luís, Euclides da Cunha e Marechal Rondon. Os representantes das 04 RTs do interior, defendem um estudo mais aprofundado sobre a logística turística da região, argumentando que a somatória dos pedágios da capital paulista ao extremo Noroeste desestimula a visitação turística.
“O projeto é uma ação de fortalecimento do Turismo regional na busca por maior apoio das políticas governamentais e recursos que viabilizem o desenvolvimento turístico na região, que é formada por uma rica fauna e flora e grandes rios, entre eles os rios Tietê, Paraná e São José dos Dourados”, explicou Yabuuti em nota divulgada pela Assessoria de Imprensa da prefeitura de Pereira Barreto.
A Rota Turística Pantanal Paulista é composta por dez municípios da região, que fazem parte do CIENSP (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste Paulista): Andradina, Castilho, Mirandópolis, Lavínia, Itapura, Ilha Solteira, Pereira Barreto, Suzanápolis, Sud Mennucci e Valparaíso. Juntos, esses municípios têm uma população estimada de 215 mil habitantes.
Chama no Whats