As prefeituras de toda a região iniciaram esta semana uma série de atividades de orientação e realização de exames para prevenção de várias doenças que atingem principalmente os homens. Batizada com o nome de Novembro Azul, o principal objetivo da campanha é a prevenção do câncer de próstata, já que este é o mais comum entre os homens. As causas do câncer de próstata ainda são desconhecidas.
Embora apareça em homens com mais de 65 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até dez vezes se já houve algum caso de câncer de próstata na família (como pai ou irmão, por exemplo).
Por isso, a recomendação é que todos os homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), procurem um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.
Outros fatores, como o estilo de vida, alimentação inadequada à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem favorecer o surgimento da doença.
Por isso, a Campanha Novembro Azul busca orientar a população masculina disponibilizando informações para combater o preconceito gerado pela falta de conhecimentos sobre este problema real, já que ideias equivocadas são algumas das características do comportamento masculino quando o assunto é saúde, sobretudo quando envolve a próstata.
Como o assunto é delicado, a campanha foi criada especialmente para promover o esclarecimento do tema e quebrar paradigmas, para mudar de vez o cenário nacional, que traz números cada vez mais alarmantes sobre o câncer de próstata.
As atividades nas UBS envolvem palestras com orientações sobre o câncer de próstata, informações sobre tratamento e prevenção, detalhes sobre exames, além de orientações sobre outras doenças que atingem os homens.
Portanto, não se engane. Este é um tipo de câncer que demora a se manifestar, exigindo exames preventivos com frequência para não ser descoberto em estado avançado e potencialmente fatal. Procure seu agente de Saúde ou a UBS mais próxima e agende já o seu exame preventivo!
Chama no Whats