Após as crianças com até cinco anos de idade, chegou a vez dos jovens se prevenirem contra o sarampo. Começaram a ser vacinados nesta terça-feira (19), em Ilha Solteira, os jovens de 20 a 29 anos. A vacinação acontece em todas as unidades de saúde da cidade.
Os dados mais recentes do Ministério da Saúde mostram que jovens nessa faixa etária são maioria entre os casos registrados – respondem por 30,6% do número total de casos de sarampo este ano no Brasil. E, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela pasta, são também o maior vetor em potencial da doença.
Essa segunda fase da campanha vai até 30 de novembro, quando acontece o “Dia D” da Vacinação contra o Sarampo. Assim como na primeira fase, o Dia D será de trabalho intenso para que seja possível cobrir a maior parte possível. da população-alvo.
PORQUE SE PREVENIR – O sarampo é uma doença viral aguda altamente transmissível. Ele pode apresentar complicações como otite média aguda, pneumonia bacteriana, laringite e laringotraqueíte, doenças cardíacas, e até matar. É transmitida por fala, tosse ou espirro e por via aérea. Seus sintomas são febre alta, mal-estar, coriza, conjuntivite, tosse e falta de apetite. Depois aparecem manchas vermelhas na pele, que são a maior característica da doença.
CASOS NA REGIÃO – Ilha Solteira, de acordo com a Vigilância Sanitária, ainda não registrou nenhum caso de sarampo. Mas a doença já atinge várias cidades da região.
De acordo com Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, já há casos confirmados em várias cidades da região, como Andradina, Castilho e Pereira Barreto. No estado, já são mais de 5 mil casos, a maioria na capital (56%).
Chama no Whats