Amanhã – dia 20 de novembro, será celebrada a Consciência Negra em todo o país. Para comemorar a data, a Secretaria de Promoção à Cidadania e Direitos Humanos do Governo de Andradina, preparou uma semana de atividades especiais.
Segundo explica o secretário da pasta, Fabrício Carvalho, está sendo preparada uma grande apresentação cultural para hoje (terça-feira, 18), com início às 19h30, no Centro Cultural Pioneiros de Andradina, fazendo parte do “Andra Afro”.
“Serão apresentações de danças [especialmente as africanas], poemas, capoeira, pintura corporal e trança, coral e muito mais”, destaca Fabrício convidando a toda a população.
Conforme ressalta a presidente do Conselho Municipal Negro, Roberta Aparecida de Oliveira, até o dia 23 de novembro, das 08h às 20h, também está sendo realizada uma Exposição na Pinacoteca do Centro Cultural.
Entre as atrações estão trabalhos dos alunos da escola Alice Marques e da rede municipal de ensino, livros de contos e esculturas africanas, além de exposição de fotos: negros que marcaram história no Brasil e imagens de personalidades de Andradina.
Vale ressaltar que amanhã (20 de novembro), será feriado em Andradina. Conforme explica a coordenadora de Igualdade Racial, Lucineia Pereira, essa data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar da abolição da escravatura, de forma oficial, só acontecer em 1888, os negros já resistiam e lutavam contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.
[Fonte de texto e fotos: Secom/Prefeitura/Divulgação]
Chama no Whats