“AFRICANIDADE” é tema de Mostra Cultural que acontece daqui há pouco em Itapura
Por Marco Apolinário
ITAPURA – Cerca de 300 alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental da escola “Benedito Lourival Jeronymo”, de Itapura, vão presentear a população do município com uma Mostra Cultural de Arte e Dança que tem tudo para disputar o topo da lista de ações promovidas em toda a região Noroeste Paulista em comemoração ao Dia da Consciência Negra.
O evento começa daqui há pouco, às 18h desta quarta-feira, 20, no Centro Comunitário do Município. Com entrada franca, tanto a exposição de artes quanto as atrações culturais de dança, oferecem aos visitantes um passeio pela enorme contribuição Negra para a história mundial.
Batizado com o nome de “AFRICANIDADE”, a Mostra é uma iniciativa dos professores de Arte: Michel e Silvia Helena, juntamente com o estagiário Edmar Santos e apoio da professora de Educação Física Miriane, a professora do projeto Mais Alfabetização, Bruna, a secretária de Educação Genuína Paixão e a Coordenadora Pedagógica Valéria Carvalho.
São os próprios Michel, Silvia e Edmar que também assinam a escolha e confecção dos figurinos que grande parte das crianças irão usar daqui há pouco durante as apresentações de dança.
Em entrevista a este repórter, Michel conta que os trabalhos começaram no início deste mês de novembro, envolvendo todos os cerca de 300 alunos que estão participando direta e indiretamente do projeto.
Dentre os trabalhos sobre a conscientização contra a discriminação racial, o projeto aborda a importância do NEGRO na história do Brasil e do Mundo, fazendo uma importante reflexão sobre a posição deles na sociedade.
Para trabalhar este tema, os idealizadores utilizaram uma enorme variedade de atividades desenvolvidas ao longo destes 20 dias. Entre elas estão pinturas com estampas étnicas, representações de animais africanos, papietagem de máscaras, pinturas enaltecendo as mulheres negras, produção de bonecas com rolo de barbante, pinturas dos negros notáveis representando ícones da história antiga e moderna que fizeram (ou ainda se fazem notáveis dentro dos mais diversificados cenários tais como: política, música, cinema/TV, esporte, religião entre outros). Entre as muitas personalidades retratadas na Mostra, estão figuras mundialmente conhecidas como o ex-presidente americano Barack Obama, o líder brasileiro Zumbi dos Palmares, os célebres atores Eddy Murphy, Will Smith e a divertida Whoopi Goldberg, e seres praticamente imortais como Nelson Mandela, Martin Luther King Jr, Michael Jackson, nosso Edson Arantes do Nascimento (Pelé) e a diva Beyoncé.
Os alunos também presentearão os itapurenses com diferentes coreografias que incluem “Pérola Negra” (samba), Lelê trilher, Levada Brasileira, a badaladíssima Waka Waka, Faraó, Galinha d’Angola, Ginga e ainda Um Afro.
Em suma, a Mostra está impecável, eclética, contundente e avassaladora, merecendo a atenção de todos os cidadãos itapurenses. Infelizmente, porém, não é (ainda) um evento itinerante que poderia percorrer todas as cidades da região, que certamente ficaria boquiaberta com a beleza do resultado alcançado em tão pouco tempo.
Mas, enquanto essa possibilidade não acontece, os professores envolvidos no projeto resolveram nos presentear com uma pequena amostra do que o evento proporcionará aos visitantes. Delicie-se com as imagens a seguir: