A religiosidade que passa de geração a geração através de uma irmandade que enfrenta todos os desafios da modernidade, transcendendo ano após ano, apresentando nesta época um verdadeiro espetáculo de simbologia e cores nas vestimentas de bebês de menos de um ano aos patriarcas e matriarcas praticamente centenários de Andradina.
Este foi o cenário do Encontro de Folia de Reis realizado pela Secretaria de Cultura do Governo de Andradina na última sexta-feira (17), no Gime – Ginásio Municipal “Agenor Francisco da Cunha” -, levando centenas de famílias, adeptos e simpatizantes desta arte milenar que agrega valores e princípios à história de quem conhece ou acompanha o acontecimento.
As folias Romeiro de Belém, Unidos de Belém, Herdeiros de Belém, Capelinha de Belém, Caminhando para Belém e Renascer de Cristo contagiaram os presentes com suas cantigas e o tradicional batuque acompanhado pela flauta e a dança dos “reis magos”, trazendo quase sempre uma criança em seu uniforme, tornando o momento mais marcante e emocionante para todos.
A secretária da pasta, Marinalva Pereira e equipe, coordenaram o evento que contou com todo o apoio do Governo Municipal e a presença do vereador Joaquim Justino (Joaquinzão), dos secretários de Promoção à Cidadania e Direto Humanos, Manoel Messias de Almeida e de Promoção e Assistência Social, Sandra Pereira, entre outras autoridades.
“Olhar essa multidão, ver as famílias empenhadas nesta arte ancestral de fé, nos incentiva a trabalhar sempre de alma e coração, com a certeza que a Cultura é um dos principais pilares de formação do ser humano. Como bem diz a prefeita Tamiko Inoue, se trata de um processo educacional contínuo que une lazer e conhecimento, essenciais para qualidade de vida e bem-estar de todos”, disse Marinalva.
Vale lembrar que as folias saíram com suas bandeiras no dia 24 de dezembro, tocando seus batuques até a madrugada, cumprindo um ritual de devoção, fazendo visitas nos lares da cidade, assentamentos rurais e fazendas, até o dia de Santo Reis, comemorado no dia 06 de janeiro. Logo depois iniciaram as festas de chegada da bandeira com a coroação dos festeiros, passagem pelos arcos e jantar para os foliões, comunidade e pessoas que fizeram suas oferendas.
[Fonte: Secom/Prefeitura]
Chama no Whats