
Com objetivo de ampliar sua atuação, Projeto Guri abre período de inscrições
Organização Social que gerencia o projeto desde 2004 também mudou de nome. A Sustenidos quer expandir ainda mais a quantidade de projetos que podem ser implantados pelas prefeituras
O departamento de Arte e Cultura da Prefeitura de Castilho, abriu nesta semana o período de inscrições para as crianças e adolescentes interessadas em aprender música de qualidade, seguindo a bem sucedida metodologia do Projeto Guri.
Segundo Luciana Claudino, diretora da pasta, os interessados devem dirigir-se no horário de expediente ao setor de Cultura, localizado no CIEC – Centro Integrado de Educação e Cultura, para realizar suas matrículas até o final deste mês de fevereiro.
Os documentos necessários para a inscrição são:
- cópia da Certidão de Nascimento ou RG;
- comprovante recente de endereço;
- cópia do RG do responsável; e,
- declaração escolar de matrícula (original)
As opções disponíveis são para as aulas de Violão e Percussão e os horários para cada curso são o contra turno escolar, ou seja, quem vai à escola de manhã, faz o curso de sua preferência à tarde, e vice-versa.
Mas você não pode deixar para fazer a sua inscrição na última hora, já que as vagas são limitadas e bastante concorridas devido à elevada qualidade dos cursos oferecidos pelo Projeto Guri. Exemplo claro disso é que já não existem mais vagas disponíveis para o período da tarde.
“No período da tarde, os cursos de Violão e Percussão estão com todas as vagas preenchidas. No momento estamos fazendo a lista de espera. Caso haja desistência, entramos em contato com o responsável pelo aluno interessado”, explica Cidinha – Coordenadora do Projeto Guri em Castilho.
MUDANÇAS – Pode começar a se acostumar com algumas mudanças interessantes neste que é considerado o maior programa público de formação musical gratuita existente na América Latina: o Projeto Guri. A primeira e mais importante destas mudanças está no novo nome da instituição que gerencia todo o projeto no litoral e interior paulista. A partir de agora, Sustenidos é o novo nome da Associação Amigos do Projeto Guri.
Mas por que mudar o nome? – Quem responde essa pergunta é Alessandra Costa, Diretora Executiva da organização que conduz este e outros projetos:
“Nos demos conta de que, já havia alguns anos, vínhamos desenvolvendo outros projetos além do Guri, e que, apesar de não terem a mesma escala dessa política pública, esses novos projetos expandiram ainda mais nossa capacidade de realização. Ninguém conhecia o nome da organização, apenas o do Guri, o que provocava quase uma confusão de identidades entre a instituição e os programas geridos por ela. Ao criar essa nova marca, deixamos clara nossa vocação para ir além daquilo que já realizamos”, pontua a diretora.
E Alessandra tem razão. Apesar da Organização Social Sustenidos já existir há 22 anos e comandar o Projeto Guri desde 2004, ela é pouco conhecida até mesmo pelos próprios alunos assistidos por este que é o maior programa sociocultural brasileiro, que já está implantado em mais de 280 municípios paulistas.
Mesmo assim, a Sustenidos está presente na lista das cem melhores ONGs para doar. Ela também ganhou o selo de Melhor ONG de Cultura em 2018 – o prêmio é o maior reconhecimento do terceiro setor no Brasil e foi criado para valorizar organizações filantrópicas que merecem destaque por suas práticas de gestão e transparência.
Portanto, vai se acostumando a ouvir sempre o nome do Projeto Guri associado à Sustenidos.