Dengue avança silenciosamente na região e preocupa autoridades de Saúde
- 27 de março de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em AndradinaCastilhoDestaquesIlha SolteiraItapuraPereira BarretoRegiãoSaude e Bem EstarTrês Lagoas-MS
- 0
Menos “charmosa” que o coronavírus, a dengue continua sendo um dos piores inimigos da Saúde Pública dos brasileiros. Ainda mais agora, que a doença está praticamente encoberta pela cobertura da imprensa nacional cujas atenções estão quase totalmente voltadas ao COVID-19. Mas nos bastidores, os casos aumentam: até a quinta semana deste ano, foram mais de 94 mil casos confirmados de dengue no país – 19% a mais do que o ano anterior. Paraná é foco principal: 8 mil contaminados em uma única semana.
Muito embora a tendência de alta da dengue neste ano só poderá ser confirmada nos próximos meses — historicamente, o número de doentes cresce a partir deste mês de março.
Especialistas atribuem a tendência de alta da dengue em 2020 a uma combinação de fatores: primeiro e talvez mais importante, um novo ciclo poderoso de circulação do sorotipo 2 (existem 4 sorotipos do vírus da dengue, uma classificação que corresponde à resposta de diferentes anticorpos no infectado); soma-se a isso condições meteorológicas particulares nos últimos meses e fatores culturais e comportamentais da população.
Em nossa região, a situação não é nem um pouco tranquilizadora e está mobilizando até mesmo os municípios com as menores quantidades de casos suspeitos relatados desde o início do ano.
É o caso de Castilho, por exemplo. O município está localizado entre as duas cidades da região que contabilizam os maiores números de casos suspeitos e confirmados de dengue até o momento: Andradina e Três Lagoas-MS.
Segundo o apurado por nossa reportagem, juntas, estas duas cidades já registraram 2.032 casos positivos de dengue desde o início do ano, sendo que a maioria esmagadora deles está concentrada em Três Lagoas.
Mesmo com um número de casos positivos dezenas de vezes inferior ao da cidade sul-mato-grossense, a Terra do Rei do Gado já confirmou 05 mortes por dengue neste mesmo período, aumentando assim o estado regional de alerta contra a doença.
ESTRATÉGIAS – Para impedir que o número de casos “exploda” ao mesmo tempo em que a nação luta para conter o avanço do coronavírus, a secretária de Saúde castilhense, Janini Nascimento, informou na tarde desta quarta-feira (25) que a equipe de Vetores retomará as visitas e aplicação de inseticida para controle da dengue. Paralelamente, a secretaria iniciou uma campanha nas redes sociais procurando orientar e sensibilizar a população para aproveitar o período de isolamento social e permanecer em casa, providenciando a limpeza de quintais e eliminação de quaisquer possíveis criadouros do Aedes aegypti.
“Os números de casos suspeitos, confirmados e até de óbitos registrados em cidades que fazem fronteira com Castilho e onde muitos de nossos cidadãos trabalham ou estudam, são suficientes para provar a necessidade de dobrarmos os nossos esforços para impedir que a dengue possa fazer ainda mais vítimas que nos anos passados”, alertou Janini.
Confira no levantamento feito pelo JORNAL PORTAL DE NOTÍCIAS porque o avanço da dengue está preocupando tanto as autoridades de Saúde de nossa região:
ILHA SOLTEIRA – Boletim divulgado pela Divisão de Vigilância da Secretaria de Saúde ilhense às 17h desta quarta-feira (25), acusa um total de 76 casos suspeitos de dengue neste mês de março. Destes, 10 já foram confirmados positivamente, 28 negativados e outros 38 ainda aguardam os resultados dos exames. O Boletim não revela os números acumulados desde o início do ano.
PEREIRA BARRETO – A bela Estância Turística mantém um número relativamente baixo de casos confirmados desde o início do ano, mas nem por isso deixou de iniciar as campanhas de conscientização desde o começo de fevereiro. Dos 10 casos suspeitos registrados em janeiro, 05 foram confirmados positivamente. Já em fevereiro, as suspeitas chegaram a 14 casos, sendo 06 deles positivos. Mas neste mês de março que ainda nem terminou, a Vigilância Epidemiológica do município já notificou 30 suspeitas, confirmou 08 casos até agora e ainda aguarda os resultados de outros 15 casos.
ITAPURA – O Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do município às 16h desta quarta-feira (25), revela que dos 10 casos suspeitos de dengue notificados desde o início do mês, 04 foram confirmados positivamente, 03 negativados e outros três ainda aguardam os resultados dos exames. O Boletim Epidemiológico não informa dados dos meses passados, impossibilitando um comparativo mais preciso com as demais cidades da região.
CASTILHO – De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a evolução dos casos suspeitos e confirmados segue de forma preocupante. Das 25 notificações suspeitas relatadas em janeiro, 20 foram confirmadas positivamente. Já em fevereiro um total de 43 casos positivos foi registrado entre os 121 suspeitos. Até o momento, março possui 37 notificações, com 18 casos de dengue confirmados.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a evolução dos casos suspeitos e confirmados segue de forma preocupante. Em Nota encaminhada no final da tarde desta sexta-feira (27), à nossa redação, Janini atualizou os dados, apresentando números ainda mais assustadores com relação ao avanço da dengue no município. De acordo com o balanço disponibilizado pelas enfermeiras Naira e Sandra, entre o início deste ano e agora, já foram notificados 315 suspeitas de dengue em Castilho. Deste total, 200 retornaram com exames laboratoriais confirmando a doença. Outras 61 suspeitas já foram descartadas pelos exames e os demais (54) continuam sendo investigados. [Texto atualizado em 28/03/2020, com os dados mais recentes fornecidos à reportagem]
ANDRADINA – Embora nossa reportagem não tenha conseguido apurar os números mais atuais, Andradina confirmou no último dia 18, a morte de um idoso de 85 anos por dengue. Até aquele momento, a cidade já registrava 05 mortes e um total acumulado de 374 casos confirmados desde o início do ano.
TRÊS LAGOAS – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas divulgou nesta terça-feira (24), o Boletim de Monitoramento da Dengue, referente à 12ª semana de 2020, listando 135 novos casos suspeitos de Dengue. Ainda segundo o Boletim, o total acumulado do ano, incluindo os resultados desta semana, chega a 2.927 casos suspeitos. A quantidade de casos confirmados é igualmente alarmante: 1.658 casos positivos, segundo os resultados concluídos de exames laboratoriais ou clínicos. Os demais casos notificados suspeitos, ou seja, 695, ainda aguardam os resultados de exames laboratoriais.
PREVENÇÃO
A melhor forma de se prevenir contra a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possível criadouro. Os alvos desta missão de erradicar criadouros são vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos.
Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.