Confecção própria de máscaras é opção das prefeituras na luta contra o COVID-19
- 9 de abril de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em Combate ao COVID-19DestaquesIlha SolteiraItapuraMobilização Social/SolidariedadePereira BarretoRegião
- 0
Depois que voluntárias do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Interesse Turístico de Itapura tomou a iniciativa de produzir artesanalmente as máscaras de proteção individual contra a gripe (LEIA REPORTAGEM SOBRE O ASSUNTO ACESSANDO: http://jornalportaldenoticias.com.br/2020/03/31/fundo-social-e-secretaria-de-saude-de-itapura-produzem-mascaras-de-protecao/), várias outras cidades na região aderiram à ideia.
Na prática, a disseminação dessa sugestão de produção própria partiu do Ministério da Saúde que, na semana passada, recomendou a confecção de máscaras caseiras. Isso porque o coronavírus é transmitido por meio de gotículas eliminadas na tosse, no espirro ou na fala.
Assim, a máscara pode servir de barreira para impedir que essas gotículas entrem em contato com as mucosas da boca e do nariz, além de também ajudar a evitar que a pessoa encoste a mão no rosto.
Com design personalizado, aos poucos elas são vistas em todos os cantos do país, principalmente nos rostos de pessoas mais idosas que precisam sair de casa, mas não abrem mão do cuidado com a própria saúde.
Governo de Ilha Solteira incentiva produção doméstica
Entre tais cidades está a Estância Turística de Ilha Solteira, onde o prefeito Otávio Gomes aprovou a sugestão.
“É um equipamento simples que pode nos ajudar no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor”, defendeu o Chefe do Executivo ilhense.
Lá, os cidadãos estão sendo orientados a produzir suas próprias máscaras utilizando tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente, já que elas devem cobrir totalmente a boca e nariz, estando bem ajustadas ao rosto.
Ilha Solteira utiliza as orientações divulgadas pelo Ministério da Saúde nesse incentivo. Na campanha, os ilhenses são direcionados ao site para aprender a fazer as máscaras:
“A ideia é muito boa, mas não elimina outros cuidados que devemos manter no dia a dia, como manter o isolamento social e distância mínima de 1,5 a 2 metros de cada pessoa”, finalizou Otávio.
Pereira apostou na produção própria, em média escala
Completando a tríade de cidades com a mesma visão, o Fundo Social de Solidariedade da Estância Turística de Pereira Barreto anunciou nesta semana que está confeccionando cerca de 800 máscaras para distribuir às pessoas atendidas pela Assistência Social do município e também aos profissionais da Saúde
O trabalho é realizado em parceria com a Assistência Social do município e conta com a participação de vários voluntários. A confecção das cerca de 800 máscaras também conta com apoio de pessoas da comunidade que, além da participação na produção, também doaram materiais.
As confecções continuam sendo realizadas pelas voluntárias que estão montando as máscaras em suas próprias residências e, ao finalizarem, encaminham ao Fundo Social.
Na produção, estão sendo utilizados materiais em TNT, TNT e algodão, e algodão em pano duplo. Entre o público-alvo desta boa ação coletiva, estão as famílias de baixa renda como, por exemplo, os atendidos pelo Programa Viva Leite.
Como contribuir
Para fazer doações de materiais ou de máscaras já prontas, o doador deverá entrar em contato na Assistência Social através do telefone 3704-3110, de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h.
Kits de higiene
Além da confecção e doação das máscaras, o Fundo Social conduziu os esforços de voluntários na montagem de aproximadamente 50 kit´s de higiene pessoal que serão distribuídos aos moradores de rua e itinerantes do município.
Para a Secretária de Assistência Social de Pereira Barreto, Angélica Dias, o período é de união e ação para com o próximo:
“O mundo todo está passando por esse momento que é tão difícil, e tudo o que fizermos tem validade. Se a pessoa pode colaborar – mesmo com pouco, esse é o momento! Tem muita gente precisando de auxílio simples às vezes. Quero aproveitar para agradecer a todas as pessoas envolvidas nessas ações que estamos realizando e que daremos sequência: em especial à presidente Sra. Neuza Yamamoto e a equipe do Fundo Social de Solidariedade, por toda dedicação; os grupos religiosos; os servidores municipais; os doadores; enfim, a todos que estão fazendo parte dessas ações”, finalizou a secretária.