O Governo de São Paulo anunciou agora à tarde que irá distribuir, ainda nesta semana, mais 179 respiradores para hospitais de 45 cidades localizadas no interior e na Grande São Paulo, permitindo a abertura de novos leitos de UTI e, assim, garantindo atendimento a casos graves provocados pelo novo coronavírus.
Deste total, 14 equipamentos serão destinados à região de Saúde de Araçatuba, que reúne 43 cidades. Entre as instituições contempladas, estão as Santas Casas de Araçatuba e Birigui que receberão cinco unidades cada; outros três equipamentos vão para o Hospital de Campanha de Penápolis e um outro será destinado à Santa Casa de Pereira Barreto.
“O total de respiradores colocados nos municípios no estado de São Paulo já supera os 2.500, o que possibilitou mais do que dobrar a nossa capacidade hospitalar de leitos de UTI”, afirmou Marco Vinholi, Secretário de Desenvolvimento Regional.
Ainda conforme a Nota divulgada pelo Governo Paulista, o estado já recebeu até aqui 3.345 respiradores, parte deles por meio de doação.
“Seguimos ampliando a liberação de respiradores para todo o estado, fortalecendo a rede assistencial”, afirmou o Secretário Executivo de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano.
A distribuição é técnica e feita para locais com maior demanda de internações por COVID-19 e estrutura para novos leitos, permitindo ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde.
Para enfrentamento à pandemia, o estado de São Paulo dobrou o número de leitos de terapia intensiva no SUS, ultrapassando 8 mil leitos do tipo. Com a chegada de mais respiradores, a rede segue em franca expansão.
[A foto dos respiradores utilizada nesta reportagem é meramente “Ilustrativa”]
Chama no Whats