Ilha Solteira está, mais uma vez, entre as 10 melhores cidades paulistas pra se viver
A Estância Turística de Ilha Solteira já esteve pelo menos outras três vezes neste ranking que segue padrões internacionais para apurar a qualidade de vida nas cidades brasileiras
O jornal Diário do Estado, de Goiás, publicou em sua edição online do último dia 22 de julho, uma relação contendo os nomes e um breve resumo sobre as 10 melhores cidades paulistas pra se viver.
Como já era de se esperar, a belíssima ESTÂNCIA TURÍSTICA DE ILHA SOLTEIRA é uma destas, figurando na 10ª posição, e superando nada menos do que 635 outros municípios em todo o Estado de São Paulo.
De acordo com as pesquisas realizadas pela reportagem do JPN – Jornal Portal de Notícias, esta é, pelo menos, a quarta vez que Ilha Solteira aparece neste ranking das 10 melhores cidades paulistas para se viver (confira outras ocasiões listadas abaixo).
COMO É FORMADO O TOP TEAM DAS CIDADES PAULISTAS
O ranking divulgado na publicação ordena as cidades com base no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). Para a construção da lista foram usados dados oficiais. A metodologia do índice foi adaptada do IDH Global pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Fundação João Pinheiro.
Basicamente, três itens são levados em conta na classificação deste ranking: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). A partir dos cálculos de cada um desses fatores, se chega ao índice geral de IDHM, organizado no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil.
Seguindo estes critérios, Ilha Solteira é considerada a 10ª melhor cidade para se morar em todo o Estado de São Paulo, ficando atrás apenas de São Caetano do Sul, Águas de São Pedro, Santos, Jundiaí, Valinhos, Vinhedo, Santo André, Araraquara e Santana de Parnaíba.
NÃO É A PRIMEIRA VEZ
Mas esta não é a primeira vez que a cidade de Ilha Solteira figura neste seleto grupo de melhores cidades para se morar no Estado de São Paulo. A reportagem do JPN – Jornal Portal de Notícias realizou uma breve consulta sobre o assunto e descobriu que, já em junho de 2015, o jornalista Jônatas Dias Lima havia publicado no site Gazeta do Povo uma reportagem semelhante, onde estas mesmas 10 cidades já ocupavam as mesmíssimas posições privilegiadas no ranking baseado no IDH-M.
Outra referência encontrada por nossa reportagem está no canal Bandeirante Paulista, do Youtube, que em novembro de 2018 publicou um vídeo com o “Top 15” das cidades paulistas com os melhores IDHs. E, novamente, lá está Ilha Solteira na 10ª posição.
O diferencial neste vídeo é a riqueza das imagens apresentadas aos internautas, destacando diversos atrativos turísticos da cidade como a sua bela iluminação natalina e a natureza exuberante, além da marcante presença da Unesp – um dos maiores centros de pesquisa do país, responsável pelo desenvolvimento de tecnologias elétricas. Outro destaque neste vídeo é a comparação feita entre Ilha Solteira e a Estônia – país europeu de rara beleza e de padrão de vida elevadíssimo.
VÍDEO 1 – TOP 15 Cidades paulistas com os melhores IDH (As melhores cidades para se viver)[Para ver o vídeo completo, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=jhM_3cUn_rY]
A posição ilhense também foi ratificada em agosto do ano passado (2019) pelo canal Cidades do Mundo, no Youtube. Neste vídeo, algumas imagens da cidade são exibidas enquanto os índices oficiais são apresentados aos internautas.