O Departamento de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura da Prefeitura de Ilha Solteira, seguem cadastrando produtores e espaços culturais da cidade. O objetivo do cadastramento é fazer um mapeamento da produção cultural ilhense, para que políticas públicas no segmento sejam aperfeiçoadas.
Por isso, o Conselho Municipal de Cultura reafirma que é importante que TODOS os produtores culturais façam o cadastro. Ele servirá como um banco de dados, que atenderá os projetos culturais desenvolvidos na cidade e, também, como um norteamento para as próximas ações do município.
Primeiramente, é importante destacar que são dois tipos diferentes de cadastro: o cadastro de pessoa física e o de pessoa jurídica.
O primeiro destes é voltado para artistas, contadores de histórias, produtores, técnicos, curadores, trabalhadores de oficiais culturais e professores de escolas de arte e capoeira, entre outros profissionais da cultura.
Já o segundo é voltado para o cadastramento de espaços culturais, como escolas de música, dança, teatro e associações culturais. Neste caso, o responsável pelo espaço deve preencher o cadastro.
O cadastramento é simples. Basta preencher um questionário online, disponíveis nos links abaixo, com os dados básicos. O questionário também solicita documentos, como comprovante de residência e portfólio de comprovação de atuação na área.
O portfólio pode ser simples: fotos, prints de publicações em redes sociais ou matérias de jornal servem como comprovação de atuação. Qualquer dúvida, o profissional deve entrar em contato com o Departamento Municipal de Cultura, pelo telefone (18) 3743-6022, ou e-mail: culturailhasolteira@gmail.com.
O Departamento de Cultura da Prefeitura ilhense também está empenhado na implantação da Lei Emergencial Cultural, a Lei Aldir Blanc. O cadastramento artístico e cultural também servirá para a implantação da Lei.
No entanto, a Prefeitura reforça que o cadastramento deve ser feito por todos, inclusive por produtores culturais que não necessitam do auxílio emergencial.
Este cadastramento não é uma solicitação de auxílio, e sim, uma ferramenta para o mapeamento da produção cultural da cidade.
Produtor cultural: https://forms.gle/nSBcSL62LVCdQMDf8
Espaço cultural: https://forms.gle/VaePhW5vVrWbptHD9
Chama no Whats