Os Boletins Epidemiológicos divulgados nesta terça-feira, 22, pelas Vigilâncias Epidemiológicas de Castilho e Pereira Barreto, indicam que a quantidade de pessoas infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia em março deste ano, é maior em Castilho.
O fato é especialmente preocupante quando levamos em conta principalmente a mais recente estimativa populacional para os municípios, divulgada pelo IBGE na edição do Diário Oficial da União de 27 de agosto deste ano, tendo como base de referência a data de 1º de julho de 2020.
De acordo com o órgão, Castilho, cuja extensão territorial é muito maior e cerca da metade de seus moradores residem na área rural, contabiliza atualmente cerca de 21.267 habitantes, contra os 25.677 residentes estimados para Pereira Barreto.
Esta diferença populacional de 4.410 habitantes entre a “Veneza Paulista” e o “Paraíso do Pescador”, é equivalente a todos os moradores de Murutinga do Sul.
Por isso, ao comparar os números primários (contaminação) apresentados no último Boletim Epidemiológico, a situação castilhense se complica no cenário regional. Até a data analisada por nossa reportagem, Castilho já havia notificado 1.344 casos suspeitos de contágio pelo Covid-19, enquanto Pereira Barreto, apresentava 938 notificações. Esta grande diferença também está refletida nos casos confirmados da doença durante o mesmo período: foram 373 casos em Castilho contra 230 em Pereira Barreto.
Apesar disso, a situação se inverte a favor de Castilho quando – levando em consideração os dois últimos números, notamos que 360 castilhenses conseguiram sucesso em vencer o vírus e serem curados, enquanto apenas 192 pereira-barretenses tiveram a mesma sorte.
Outro fato importante é que Pereira Barreto registrou até o momento, um total de 08 óbitos decorrentes do coronavírus, o que representa o dobro de falecimentos confirmados em Castilho.
Atualmente, apenas 09 casos estão ativos em Castilho. Além deles, existem outros 73 pacientes em isolamento no próprio domicílio, aguardando agendamento para o teste. Internado, de acordo com o Boletim divulgado nesta terça-feira, há apenas um paciente que se encontra na UTI de Andradina.
Chama no Whats