Ilha Solteira sai na frente e lança primeiros Editais da Lei Aldir Blanc na região
- 22 de outubro de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em ArtesCulturaEventosIlha SolteiraMusica
- 0
A Prefeitura da Estância Turística de Ilha Solteira confirmou esta semana que já estão abertos dois editais municipais da Lei Emergencial Cultural (Lei Aldir Blanc). Os editais têm o objetivo de auxiliar espaços culturais em dificuldades, em razão da pandemia do novo coronavírus, e premiar ações na área da cultura no mesmo contexto. Os recursos foram liberados pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura.
O chamamento público 009/2020 objetiva o pagamento do benefício emergencial para espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias que tiveram as suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social decorrentes da pandemia de Covid-19. Para participar, o responsável pelo espaço deve se cadastrar por meio do site da Prefeitura de Ilha Solteira, consultar o edital, que também está disponível no site, e seguir as instruções.
Já o chamamento público 010/2020 é o concurso Prêmio Aldir Blanc, que visa selecionar propostas de ações culturais desenvolvidos por artistas, grupos e demais profissionais da cultura, como técnicos e produtores, residentes em Ilha Solteira, atuantes nas diversas modalidades artísticas, dentre elas: música, dança, teatro, artes plásticas, artes visuais, cultura popular, artesanato. As propostas selecionadas receberão um prêmio em dinheiro, mediante uma contrapartida da mesma, que pode ser uma apresentação gratuita. Os interessados devem se cadastrar no site da Prefeitura, consultar o edital e seguir as instruções.
Informações podem ser obtidas no Departamento Municipal de Cultura de Ilha Solteira, pelo telefone (18) 3743-6022, ou pelo e-mail culturailhasolteira@gmail.com.
PESSOA FÍSICA
A Lei Aldir Blanc também contempla trabalhadores da cultura que visam solicitar renda básica emergencial de R$ 600,00 como pessoa física. Neste caso, o processo é realizado pela Secretaria do Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Interessados precisam comprovar atividades culturais nos dois anos anteriores à data de publicação da Lei. Outras informações e inscrições podem ser realizadas no site https://dadosculturais.sp.gov.br.
Links:
Cadastramento Municipal de Produtores Culturais: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdTeG1cTgxVyODGVs1-CCGm2u6bFTcHLdZSDCsjvYygDcD0KA/viewform
Cadastramento Municipal de Espaços Culturais:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf-n0uEhY2SgUGOwnL_iXA5uUJRRw2VjZL80NA5J5_b9ymwZA/viewform
Inscrição para participação no chamamento 010/2020 “Prêmio Aldir Blanc”:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdxDNRHAxvWX8ZAG2o3kp_WAmGFZ4zKtgcMfGBY_w9g_obpcw/viewform
Informações e editais:
Outras informações: