Defesa Civil do Estado entrega equipamentos e viaturas em Pereira Barreto e Ilha Solteira
- 11 de dezembro de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoDestaquesEventosIlha SolteiraMeio AmbientePereira BarretoRegiãoREPORTAGEM ESPECIAL
- 0
Paulo Boaventura, prefeito eleito de Castilho, não pode comparecer ao encontro por estar com outros compromissos na agenda, mas encaminhou um pedido formal de apoio para melhorar serviços prestados pela Brigada Municipal de Combate a Incêndios
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil cumpriu nesta manhã de sexta-feira (11), mais uma etapa importante da Ação de Aparelhamento das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil. No evento realizado às 10h na cidade de Ilha Solteira, foram entregues equipamentos e viaturas a mais quatro municípios: Adolfo, Pereira Barreto, Cardoso e Ilha Solteira.
“O Estado tem como uma de suas atribuições, em conjunto com a União e Municípios, executar a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil voltada à gestão do risco de desastre, e, com o fornecimento de veículos e equipamentos adequados, a ação em questão otimizará essa missão do governo paulista”, afirmou a Defesa Civil em Nota distribuída à imprensa.
A instituição também anunciou que serão beneficiados inúmeros municípios com recursos de emendas parlamentares:
“Foram cerca de R$ 5 milhões de emendas parlamentares impositivas e voluntárias que viabilizaram o aparelhamento de munícipios, carentes de recursos financeiros para tal finalidade, com caminhonetes 4×4, caminhonetes 4×2, balsas infláveis, holofotes de iluminação, kits de combate a incêndio, geradores, tendas e motosserras”.
Assim, por meio da parceria com deputados estaduais, prefeitos e representantes regionais de defesa civil, os serviços disponíveis nos municípios serão aperfeiçoados e modernizados.
A nova estratégia é simples: estimulando-se a estruturação dos órgãos municipais de defesa civil, o trabalho preventivo e a melhoria na percepção do risco, a VIDA certamente será protegida e, consequentemente, haverá significativa redução de danos ao meio ambiente e ao patrimônio.
Confira como foi a cerimônia de entrega:
https://www.facebook.com/defesacivilestadual/videos/234260138123237/
PAULO BOAVENTURA
Uma comitiva castilhense composta pelo Engenheiro Ambiental, Fabiano Castilho Teno, o Chefe da Brigada Municipal de Combate a Incêndios, Messias Donnega e também pelo Socorrista de Atendimento Pré Hospitalar, Roni Willer, representou o prefeito eleito de Castilho, chegando logo cedo em Ilha Solteira para participar da solenidade de entrega dos novos equipamentos.Durante o encontro, eles aproveitaram para estreitar o relacionamento com outras autoridades da região. Num destes encontros, entregaram em nome de Paulo Boaventura, um Ofício Especial, listando uma série de equipamentos e até mesmo veículos, todos considerados imprescindíveis para aumentar a eficiência da Brigada Municipal. O documento também reforça o pedido argumentando que Castilho está entre os 20 maiores municípios em extensão territorial do Estado, com uma enorme área agrícola de cobertura, o que dificulta o atendimento emergencial em alguns casos.
Confira a íntegra do pedido apresentado pelo próximo prefeito castilhense ao Chefe da Casa Militar do Estado de São Paulo:
Castilho, 11 de Dezembro de 2020.
Ao
Ilmo. Sr. DD. CHEFE DA CASA MILITAR
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
PALÁCIO DOS BANDEIRANTES
SÃO PAULO – SP
Apraz-me via deste, à honrosa presença de Vossa Excelência, solicitar-lhe, em nome da municipalidade, sejam realizadas gestões no sentido de promover o recebimento de equipamentos e materiais para o fortalecimento dos órgãos locais de proteção e Defesa Civil a saber: caminhonete com tração 4 X 4, Tablet com funcionalidade de acesso à internet, computador, estabilizador, impressora multifuncional, 2 máquinas fotográficas digitais, 2 aparelhos de GPS, 8 coletes de identificação, 8 capas de chuva e 2 trenas métricas eletrônicas.
Tal providência se faz necessária haja vista a enorme extensão territorial do município de Castilho, figurando entre os vinte mais extensos do Estado, e a carência destes equipamentos aos servidores e socorristas é latente, e com tais suprimentos com certeza se verificaria uma melhora na percepção dos riscos, estimulando a estruturação dos órgãos municipais, bem como o trabalho preventivo da Defesa Civil.
Na certeza do atendimento do pedido em epígrafe, ou mesmo de contarmos com algum manifesto por parte de Vossa Excelência, desde já reiteramos protestos de elevada estima e distinta consideração.
PAULO DUARTE BOAVENTURA
Prefeito Municipal Eleito
RONI PAPARAZZI
Socorrista de APH – Atendimento Pré Hospitalar